"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 14 de março de 2016

LAVA JATO DIVULGA ÍNTEGRA DO DEPOIMENTO DE LULA

Ex-presidente foi conduzido de forma coercitiva a prestar depoimento aos agentes da Polícia Federal em 4 de fevereiro

CONDUZIDO - Por segurança, a força-tarefa da Lava-Jato ouviu o depoimento de Lula no Aeroporto de Congonhas


O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi liberado nesta segunda-feira no site da Justiça Federal do Paraná. 
No último dia 4, quando foi deflagrada a 24ª fase da operação, o petista cumpriu mandado de condução coercitiva para prestar esclarecimentos aos investigadores na delegacia da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas. 
Há suspeitas de que o ex-presidente tenha recebido vantagens indevidas das empreiteiras envolvidas no escândalo de corrupção do petrolão, na forma de obras do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), e do tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo.

Confira a íntegra do depoimento

Veja alguns trechos:

Palestras de 200 mil dólares

"Quando eu deixei a presidência todas as empresas de palestras, que organizam palestras de Bill Clinton, Bill Gates, Kofi Annan, Felipe Gonzales, Gordon Brown, todas as empresas mandaram e-mail, mandaram telegrama, mandaram convite, telefonaram, que queriam me agenciar para fazer palestra, nós então fizemos um critério de não aceitar nenhuma empresa para me agenciar, primeiro por cuidado político, que a gente não sabia quem eram, e segundo porque a gente queria fazer palestras selecionadas, ou seja, que a gente pudesse falar do Brasil, eu posso até mandar para vocês alguns discursos que eu faço, ou seja, a gente fazia discurso primeiro mostrando o que aconteceu no Brasil em 8 anos, que era o que todo mundo queria, e depois a gente dizia qual era o futuro do Brasil, o que o Brasil tinha de perspectiva para a frente, e decidimos cobrar um valor, todas as minhas palestras custam exatamente 200 mil dólares, nem mais e nem menos"

Lula desconversa sobre os valores que eram doados ao Instituto Lula

"Nem no instituto e nem em casa eu cuido disso, em casa tem uma mulher chamada dona Marisa que cuida e no instituto tem pessoas que
cuidam."


Sobre os pedalinhos do sítio de Atibaia

"Certamente que a dona Marisa adoraria ver os netos dela e outras crianças que fossem lá possivelmente passear naquilo (...) Eu fico, acho que não é legal, eu fico constrangido de você me perguntar de pedalinho e de me perguntar de um barco de 3 mil reais, sinceramente eu fico."

Sobre se José Dirceu tinha alguma interlocução com o senhor na indicação e nomeação de diretores da Petrobras

"Ele era o chefe da Casa Civil, ele cumpria com o papel reservado a ele. As discussões com as lideranças aconteciam, com os ministros, e chegava pra Casa Civil, mandava para o GSI pra trazer pra mim."

Soube se José Dirceu recebia vantagens indevidas relacionadas à Petrobras?

"Pela imprensa (...) E sinceramente não acredito."

Sobre todas as acusações levantadas pela Justiça contra ele.

"Eu espero que quando terminar isso aqui alguém peça desculpas. Alguém fale: 'Desculpa, pelo amor de Deus, foi um engano'"


14 de março de 2016
(MARCOS BIZZOTTO/Estadão Conteúdo)
Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário