"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 15 de março de 2016

LULA RESPONDEU "NÃO SEI" 105 VEZES EM DEPOIMENTO À POLÍCIA FEDERAL

O DE SEMPRE

EM DEPOIMENTO, LULA CHAMOU DELEGADO DA PF DE "QUERIDO" 30 VEZES


O EX-PRESIDENTE CHAMOU O DELEGADO DA PF DE "QUERIDO" 30 VEZESNO DEPOIMENTO. FOTO: LULA MARQUES/PT



Em seu depoimento à Polícia Federal em 4 de março, o dia da condução coercitiva, para se explicar na Lava Jato, Lula respondeu 105 vezes às perguntas do delegado federal com uma de suas frases mais famosas: "não sei". O depoimento, disponibilizado pela Justiça Federal na internet, tem pouco mais de 99 páginas de transcrição da conversa entre o ex-presidente e o delegado da PF, a quem Lula chama de "querido" trinta vezes.

O ex-presidente não soube, por exemplo, quantas palestras fez no ano de 2013. E também não sabia como e quem paga por suas palestras no exterior. Em relação aos pagamentos, pediu apenas que a PF "visse com o Paulo [Okamotto] ou a Clara [Ant]", presidente e diretora do Instituto Lula. Em relação à empresa de palestras LILS, por onde Lula receberia pagamentos, o investigado também "não sabia" explicar valores e formas de pagamentos.

O depoimento de Lula foi feito por determinação do juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato.

O ex-presidente Lula ganhou a fama de "não saber de nada" durante o escândalo do mensalão. A corrupção (apurada, investigada e transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal) era cometida na sala ao lado de seu gabinete na Presidência da República, mas Lula sempre se limitou a dizer que "não sabia de nada".



15 de março de 2016
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário