"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de março de 2016

JUÍZA DO PROCESSO DO TRIPLEX É CONHECIDA PELO RIGOR TÉCNICO



Charge do Jader, reprodução de O Correio





















Conhecida pela discrição e pelo rigor técnico, a juíza titular da 4ª Vara Criminal da capital, Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, já relatou a colegas do Fórum da Barra Funda sua preocupação com a superexposição do pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que julgará nos próximos dias. Juízes e promotores dizem que a magistrada tem perfil de quem não cede a pressões e apostam que ela levará alguns dias para terminar o exame dos 36 volumes da denúncia contra Lula, já que é muito cuidadosa na análise das causas.
Segundo uma colega de fórum, na quinta-feira, após receber os autos, a juíza Maria Priscilla Oliveira fechou as janelas da sala onde trabalha para preservar sua privacidade profissional.
Formada em 1995 pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco), ela completará no fim de março 17 anos na magistratura. Antes de chegar à etapa final da carreira de primeira instância, como juíza titular de uma vara da capital, a magistrada atuou nas cidades de Mogi das Cruzes e Embu.
PROMOTOR
O promotor Cassio Roberto Conserino, 41, principal responsável pela denúncia contra Lula, tem “grandes brigas” no currículo, que incluem Palocci, pedófilos e criminosos do PCC.
Filho de promotor aposentado, o paulistano Conserino ingressou na carreira em 2000. Segundo colegas, não tem nenhuma ligação política partidária. É tido com “competente e corajoso”.
Em 2003, em Porto Ferreira, denunciou uma rede de pedofilia formada por políticos e empresários. No mesmo ano, participou em Ribeirão Preto de um grupo que investigou esquema de corrupção na prefeitura, na gestão do petista Antonio Palocci Filho. Um dos esquemas envolvia o suposto pagamento de propina de R$ 50 mil mensais a Palocci, que seria repassada ao PT.

12 de março de 2016
Flávio Ferreira e Rogério Pagnan
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário