"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

MENSAGEM DO BLOG PELO FIM DE 2015

2015 não deixará saudades, muito embora não possamos esperar que o 2016 nos traga o presente que todos desejamos: um país digno, pessoas felizes, distribuição justa de renda (que no meu entender não significa distribuir dinheiro, com o apelido de 'bolsa família')  que se faz com o justo investimento dos impostos, em educação de qualidade para todos, segurança pública, saneamento básico, desenvolvimento, políticas de saúde pública decentes, e outras políticas que proporcionam o bem-estar de uma sociedade.
Distribuir dinheiro emprestado para que o contribuinte arque com a conta, é no mínimo uma indecência, muito própria da prática inescrupulosa que atualmente domina o país.
Caímos na grande fraude chamada petismo. Fomos ludibriados por um partido que vendeu promessas de futuro, para um eleitorado descrente, a espera do messias que o levasse ao paraíso. 
Talvez não tenha havido período de maior concentração de renda no Brasil, do que nessa era lulopetista.
Mas o engodo estrategicamente lançado por marqueteiros, enganou uma nação inteira, de que se tratava de transformar a pobreza nos herdeiros de um novo Brasil, mais justo e com abundância para todos os que viviam à margem da riqueza. E criaram uma classe média de dois salários mínimos...
Agora pagamos o preço: eu, e todos os que nunca votaram no PT. Amargamos o atraso que nos joga para um obscuro futuro...
O futuro de um tempo sombrio, tempo de destruição de valores fundamentais que norteiam a sociedade. 
Pouco temos que comemorar (ou bebemorar), quando estendemos o olhar para fora do nosso pequeno círculo de parentes e amigos, e deixamos que nossos olhos passeiem pelo que ainda sobra do Brasil.
Apesar das manifestações organizadas contra o PT e pelo impeachment de Dilma, a rouca voz de um povo não é ouvida pelo parlamento, mesmo que esse povo seja o mesmo que distribuiu mandatos. Um parlamento surdo e desinteressado...
O alarmante desemprego, uma recessão que nos amedronta, uma inflação que nos ameaça com índices em crescimento, instituições que perdem a credibilidade e nos envergonham, e a calamidade de um país que estagnou e nada mais pode oferecer... E uma parlamento surdo!
É o que mostram os fatos, para que não me acusem de pessimista.
Se há algum sinal positivo, que ainda pode nos salvar, é o fim da mentira. Já não é mais possível a essa "elite" política continuar com suas discurseiras a pregar o embuste, a fraude, a mentira, num quase interminável processo hipócrita, com sofisticadas técnicas de marketing político para enganar eleitores, com campanhas milionárias, cuja grana, a operação lava jato mostrou a origem.
Não é mais possível mentir, porque os fatos estão aí, exibindo a corrupção, o descompromisso político, o atraso que coloca o Brasil, no ranking do IDH, lá para o final da fila (85ª posição)

Enfim, diante do foguetório que anima a passagem do ano, como se por um milagre o país amanhecesse pertencendo ao clube dos desenvolvidos, ergo minha taça e brindo 2016.
É inevitável. Inelutável...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário