"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 2 de agosto de 2015

MILITARES TAMBÉM ESTÃO SUJEITOS A CAIR EM TENTAÇÃO


A descoberta de um chefe militar fazendo parte de corrupção no governo petista, sem qualquer dúvida, é uma grande decepção! Mesmo que tenha sido contagiado pelo PT a se tornar desonesto, o Almirante Othon Luiz não só manchou o seu nome como de resto prejudicou o imagem da instituição Marinha do Brasil.
Certamente, em nenhum outro momento de sua trajetória, Maquiavel teria sido tão pródigo e correto do que ao afirmar, taxativamente que, “o poder corrompe”. E podemos acrescentar: principalmente no Brasil, onde não há canto que não existam irregularidades, e graves.
A conduta criminosa do oficial de Marinha corrobora o que venho escrevendo seguidamente, que o problema é o homem, razão pela qual não há regime ou sistema político, econômico e social que dê jeito. No caso do Brasil, ainda temos a circunstância agravante de uma educação e um ensino deprimentes e de baixíssima qualidade, além dos exemplos sempre negativos de nossas autoridades quando no poder.
SEM EDUCAÇÃO
O Brasil jamais será desenvolvido, enquanto continuar teimando em não investir na área educacional, cerne de nossas questões pendentes há décadas, enquanto somente se concentrar nesta política deletéria, suja, indecente, de apenas dar soluções aos problemas urgentes através de paliativos (Bolsa Família), no lugar de apresentar um plano de governo capaz de amenizar as nossas mazelas e propiciar desenvolvimento.
O PT sempre teve apenas um plano de poder, e nada mais que isso. Em tempo algum, nesses quase 13 anos em que nos governa, o PT soube levar adiante o Brasil e proporcionar ao povo a devida segurança. Limitou-se a oferecer crédito fácil para um consumo desenfreado, depois deixando que retornassem com violência a inflação, o desemprego, a crise na economia e o agravamento nas relações entre o Executivo e Legislativo, tentando compensar a sua incompetência explícita com aumento brutal nos impostos cobrados ao cidadão e às empresas.
OFERTAS TENTADORAS
Quanto ao caso do Almirante Othon Luiz, não que os militares sejam melhores ou piores que qualquer cidadão. Justamente por serem cidadãos como qualquer um de nós, estão também sujeitos às facilidades e ofertas tentadoras que lhe são colocadas no colo diariamente.
Se isso não justifica a ilicitude, pelo menos encontramos na fragilidade de caráter uma das causas de tanta corrupção e desonestidade no País, inclusive com participação de um importante chefe militar, que hipoteticamente teria menos chances de ser corrompido.

02 de agosto de 2015
Francisco Bendl

Nenhum comentário:

Postar um comentário