"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 2 de agosto de 2015

O RETORNO DO RECALCADO

Contrariando o senso comum, digo-lhes, em verdade, Recalque nada tem a ver com “inveja”, pois se trata de um sofrimento psíquico inconsciente que sempre retorna ao consciente em forma de sintomas, atos falhos, chistes e sonhos, conforme conceituou Sigmund Freud (1856-1939). Enquanto não tratado, o Recalque faz essas manobras infinitamente e acaba revelando os recalcados, como foi o caso do tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, que numa entrevista, após a 30ª edição do GP de F-1 da Hungria, no último domingo, disse: “Senna sempre foi um piloto sujo na sua carreira”. Arrancando risos dos que ouviram a malfadada entrevista, Piquet ainda acrescentou: “Senna era um piloto horrível, era fácil ultrapassá-lo” — imagine se fosse difícil...

Piquet foi um dos maiores pilotos de F-1 de todos os tempos, não resta dúvida, mas querer diminuir o também tricampeão Ayrton Senna atribuindo-lhe atitudes antidesportivas foi uma “derrapada amadora” — frise-se, nenhum outro piloto de F-1, exceto Piquet, tem essa opinião em relação ao Senna. Piquet poderia ter evitado essa mancha na sua biografia, pois ele ofendeu alguém que já não mais pode se defender, bem como os seus milhões de fãs espalhados pelo mundo.

Piquet sempre teve uma dificuldade de se comunicar com a imprensa em toda a sua carreira de piloto, inclusive recebeu num certo ano, já na F-1, o irônico título concedido pela mídia de “piloto limão do ano” por ser excessivamente rude com os jornalistas.

Os números não mentem e Senna, em 11 temporadas de F-1, superou nas pistas Piquet em todos os quesitos, pois então vejamos: 41 vitórias; 65 poles e 80 pódios. Nelson Piquet, em 14 temporadas de F-1, obteve 23 vitórias; 24 poles e 60 pódios.

Em respeitos aos seus inúmeros fãs, Piquet deveria pedir desculpas por ter, num ato falho, ofendido o não menos brilhante tricampeão de F-1, Ayrton Senna do Brasil...


02 de agosto de 2015
Luís Olímpio Ferraz Melo é psicanalista e advogado

Nenhum comentário:

Postar um comentário