"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

PÂNICO NO PLANALTO: CERVERÓ TAMBÉM QUER FAZER DELAÇÃO PREMIADA



Cerveró diz que tem muita coisa para contar ao MP
A revista Veja e a Folha publicaram que o Planalto tem mais uma preocupação: o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró (aquele que com um dos olhos negocia e com o outro conta a propina), depois de receber a visita semanal da esposa, chamou os procuradores da República em Curitiba na quarta-feira passada e começou a negociar os termos para se tornar delator da Lava Jato.
Segundo políticos, empresários, investigadores e lobistas da Petrobras, Cerveró é uma das pessoas que pode esclarecer, entre outros contratos inexplicáveis na Área Internacional, a infame operação de compra da Refinaria de Pasadena, há quase dez anos, quando Dilma, a prepotente, presidia o Conselho de Administração da Petrobrás. Nessa “operação” a Petrobras perdeu cerca de US$ 800 milhões, além do que vem perdendo no passar dos anos com a “Ruivinha”, apelido que os engenheiros da estatal deram à refinaria americana, porque seus tanques e encanamentos estão cobertos de ferrugem.
JÁ SENTENCIADO
Em maio, Cerveró foi sentenciado a cinco anos de prisão em regime fechado pelo crime de lavagem de dinheiro e é suspeito de receber US$ 40 milhões de propina para intermediar a contratação de navios-sonda.
Por ser apontado como um dos arrecadadores do PMDB, sua eventual delação é vista como um dos principais caminhos para se chegar a caciques do partido, como o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.
A advogada de Cerveró, Alessi Brandão, disse que “no momento” não pode falar do acordo. Se for concretizado, Cerveró será o 20º réu a conseguir delação premiada. No jogo do bicho, 20 é o número do peru, que vai cantar como galo no terreiro.

08 de julho de 2015
Celso Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário