"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

EFEITO DA CRISE

NOVAS CONTRATAÇÕES TÊM SALÁRIOS 10,7% MENORES


Assim como a lei do mercado, segundo a qual quanto maior a oferta menor é o preço, existe a lógica do emprego. Com o avanço da desocupação, aumentou a diferença entre as remunerações de profissionais desligados e de contratados.
Segundo levantamento da Catho Fipe, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged/MTE), em maio, as empresas admitiram profissionais com salários 10,7% mais baixos do que os pagos a ex-empregados.
Embora a diferença seja normal, a margem é bem superior a de anos anteriores. Como a de 2013, quando era de 6%. “Esse movimento de piora nos salários e na pressão salarial é consistente com o cenário mais adverso da economia e do mercado de trabalho. E a tendência é de piora no desemprego nos próximos meses”, afirma o economista da Catho Fipe Raone Costa, que prevê novo avanço da desocupação em junho, para 6,8%.
Em maio, a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre) medida pela Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PME/IBGE) chegou aos 6,7% — a maior para o mês desde 2010 (-7,5%). O patamar também é bem superior ao observado em igual período do ano passado, quando o desemprego aumentara 4,9%.
Em números reais, a população desocupada cresceu 38,5% em 12 meses, ou mais 454 mil pessoas. Ao todo, em maio, 1.633 milhão de profissionais foram contados pelo IBGE como desempregados. Mais atualizado e com dados recolhidos apenas no mercado formal, o Caged mostrou, até maio, saldo negativo de 243 mil vagas no ano.
DIFERENÇA AMPLIADA
O economista da Catho Fipe salienta que o aumento da diferença entre os salários de admitidos e demitidos passou a crescer de maneira mais forte a partir de maio do ano passado, quando os recém-contratados recebiam 7,7% menos do que os desligados. “Indústria de transformação, construção civil e extrativa são as atividades em que a diferença salarial é maior. Já no comércio e nos serviços, as remunerações estão mais próximas”, observa Costa.
Na análise mensal, o salário médio de admissão registrou queda de 1,6% em maio, na comparação livre de efeitos inflacionários com maio do ano passado, segundo levantamento feito pela Catho Fipe. (matéria enviada pelo comentarista Guilherme Almeida)

08 de julho de 2015
Aline SalgadoO Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário