"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 26 de março de 2015

RASPUTIN TUPINIQUIM

Grigori Rasputin, nascido na Sibéria em 1896, tinha fama de possuir poderes sobrenaturais, o que lhe valeu o acesso à Corte russa do Czar Nicolau II, último da dinastia dos Romanovs. Lá, exerceu grande fascínio sobre a Imperatriz, Alexandra, desesperada com a hemofilia de que era portador seu filho Alecsei.

Assim, passou a exercer influência cada vez maior no âmbito palaciano, quase ditando decisões políticas e administrativas no já decadente império russo e contribuindo para sua derrocada final que culminou com a revolução russa em 1917.

O ressentimento e a inveja que passou a inspirar, no entanto, levaram os aristocratas da Corte a tramarem por várias vezes seu assassinato.
O melancólico governo petista instalado no Brasil há mais de 12 anos também possui em suas hostes um colaborador análogo a Rasputin.
Trata-se da sinistra figura de Marco Aurélio Garcia.

Com influência solerte no âmbito palaciano, sua maior atuação se verifica na articulação da política externa adotada pelo governo, errática e errada, para usar termos encontrados em recente documento da secretaria da presidência a respeito da falha de comunicação do governo.

O que está conseguindo o nosso curandeiro? tirar o Brasil do grande fluxo comercial mundial, priorizando alianças retrógradas e fracassadas, como por exemplo, o Mercosul, e torná-lo refém de organizações regionais raquíticas como a misteriosa UNASUL.

Conhecido também por seu posicionamento radical em favor do comunismo internacional, já extinto no resto do mundo, e por seu evidente favorecimento por métodos de terrorismo, está arruinando a nossa diplomacia e solapando o relacionamento com outros países, um dos quais já o estigmatizou como "anão diplomático".

Apesar de estar mergulhado em crises de natureza política e econômica, é aconselhável que o governo comece a observar com atenção a influência deletéria desse senhor, se quiser restaurar um mínimo do antigo prestígio pelo qual o Brasil já foi, em outras épocas, admirado mundo afora.

A propósito, onde estão nossos aristocratas invejosos?


26 de março de 2015
Paulo Roberto Gotaç

Nenhum comentário:

Postar um comentário