"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de março de 2014

A EXPECTATIVA QUE SE CRIOU PELA PALAVRA DE JOAQUIM BARBOSA


12
Na realidade, leitor, muitos de nós aguardávamos uma palavra do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre as especulações em torno da sua candidatura, já em outubro próximo, à Presidência da República. Sua performance à frente da Ação Penal 470, popularmente chamada de mensalão, o projetou – queiram ou não – no país e no exterior.

Até mesmo para Plínio de Arruda Sampaio (que enfrentou, pelo PSOL, Dilma Rousseff e José Serra nas eleições de 2010), considerado por muitos uma verdadeira metralhadora giratória na internet, o ministro é de fato “extraordinário”.

Em resposta aos brasileiros que imaginavam poder contar com sua presença nas eleições deste ano, Barbosa, embora esteja bem-posicionado na última pesquisa Datafolha, falou à revista “Época” assim: “Não serei candidato a presidente; realmente, não quero. É lançar-se, expor-se, a um apedrejamento”, afirmou o ministro, mas não sem antes advertir que, na realidade, não tem planos para entrar na política: “Não me vejo fazendo isso. O jogo da política é muito pesado, é muito sujo. Estou só assistindo – completou – a essa movimentação”.

IGUALDADE RACIAL

O ministro ainda declarou que, depois de deixar o STF, pretende se dedicar à defesa da igualdade racial. Ele mesmo, como se sabe, foi vítima do preconceito racial quando, por ser negro, e querendo seguir a carreira de diplomata, foi reprovado no concurso do Itamaraty.

Todavia, depois, menos incisivo, observou – sobre sua candidatura à Presidência da República, como se a porta ainda estivesse aberta – que “ninguém veio diretamente falar comigo. Fui ao Congresso, ouvi um zum-zum-zum, está cheio de emissário querendo chegar”.
Como em política tudo pode acontecer, é bom não ficarmos muito seguros dessa decisão, pois o futuro a Deus pertence…

Barbosa dificilmente continuará por muito tempo no STF, que será logo presidido por Ricardo Lewandowski. O destino do ministro, porém, ainda pode ser incerto, mas as palavras que pronunciou no julgamento dos embargos infringentes, há dias, além de assertivas, precisam ser levadas a sério:
“Essa maioria de circunstância – referindo-se aos ministros que votaram pela absolvição do crime de quadrilha – tem todo o tempo a seu favor para continuar sua sanha reformadora”.

Elas podem ensejar uma discussão oportuna e, talvez, necessária, acerca do preenchimento da vaga de ministro do STF. Talvez tenha chegado a hora de uma proposta de reforma constitucional sugerindo um outro critério, mais participativo e menos infenso às interferências político-ideológicas.

NOMEAÇÃO

O assunto é delicado. Nem sempre a simples simpatia pelo partido político que o indicou ao cargo levará um ministro da mais alta Corte a se esquecer do “alto saber jurídico”, além da ética, para decidir apenas politicamente, embora se saiba que o STF é, também (não apenas), um tribunal político, no mais alto conceito desse vocábulo.

Pela Constituição, o presidente da República nomeia o ministro, que, depois, passa por uma sabatina no Senado Federal, meramente homologatória. Sacha Calmon, advogado e professor, ex-juiz federal, defende que participem do processo de escolha os Conselhos da Justiça Federal e do Ministério Público, a OAB, o Colégio dos Tribunais Estaduais, o presidente da República e, finalmente, o Congresso Nacional. “Estariam participando, assim – afirma Sacha –, de forma efetiva, a federação dos Poderes constituídos, os advogados e o Ministério Público. Haveria, enfim, mais respeito à democracia representativa”.

(transcrito de O Tempo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário