"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de março de 2014

PARA EVITAR A PREDOMINÂNCIA DO PT

 


 



Claro que a principal disputa de outubro será pelo palácio do Planalto, com prognósticos até agora favorecendo a reeleição da presidente Dilma. Logo em seguida vem a disputa entre o PT e o PMDB nas eleições para a Câmara dos Deputados. O partido que fizer a maior bancada elegerá o presidente da casa e controlará o Congresso. Os companheiros também se encontram de olho na maioria do Senado, mas sua atenção concentra-se na Câmara.
 
A briga pelo seu domínio está no bojo das tertúlias hoje verificadas entre os dois partidos, sob a falsa impressão de que se engalfinham para infernizar a presidente Dilma. Porque mesmo mantendo a segunda bancada entre os deputados, hoje o PMDB ocupa a presidência, com Henrique Eduardo Alves.
Trata-se de uma incongruência, que o PT engoliu. Agora, os petistas acordaram e vão com todo o ímpeto na busca de manter a supremacia em número de deputados, se possível ampliando-a.
O PMDB percebeu a manobra, identificando nela a tentativa de o PT dominar o governo do segundo mandato mais do que já domina o primeiro.
O objetivo dos petistas é ocupar toda a administração federal, deixando poucos espaços para os aliados, em especial o PMDB.
 
Assim se explica a rebelião dos últimos dias, com o deputado Eduardo Cunha na chefia do estado-maior do PMDB, até porque ele aparece como candidato prioritário do partido à presidência da Câmara. Seria um ferrinho de dentista nos planos do PT e da presidente Dilma, de domínio total.
 
Confirmando a oportunidade do ditado árabe de que “bebe água limpa quem chega primeiro na fonte”, o PMDB olha para 2018. Se o Lula vier a ser candidato, como deixa entender, para apoiá-lo os peemedebistas precisarão apresentar-se com ponderável cacife, no caso, as presidências da Câmara e do Senado.
Coisa que dependerá do próximo outubro, já que haverá a reeleição dos que forem escolhidos para o biênio 2015-16. Simples, apesar de complicado, se valer a contradição…
 
HIPÓTESE ESDRÚXULA
Uma vez ou outra aparecem na política especulações inviáveis. Uma delas, desta semana, é de que Aécio Neves gostaria de ter Fernando Henrique Cardoso como seu companheiro de chapa. Seria a unidade tucana entre Minas e São Paulo. Comenta-se que o ex-presidente teria dado seu aval.
Aqui para nós, dois galos num terreiro só fariam o horror das galinhas.
 
19 de março de 2014
Carlos Chagas

Nenhum comentário:

Postar um comentário