"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 19 de março de 2014

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA CLAUDIO CAVALCANTE

CRISE COM PMDB INICIOU NA POSSE DE MERCADANTE.
  • Uma trapalhada do ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) deflagrou a crise do governo x PMDB. Durante sua posse, na fila de cumprimentos, ele disse “precisar muito do PMDB” ao líder do partido, deputado Eduardo Cunha (RJ), que respondeu: “Precisamos acertar pendências do partido”. A Dilma, em seguida, Mercadante pôs gasolina na fogueira: “O PMDB já começou a chantagear…”. Ela explodiu e declarou guerra.
  • O PMDB ainda não sabe se Mercadante agiu por inexperiência ou má-fé, ao chamar de “chantagem” o pedido de reunião de Eduardo Cunha.
  • Henrique Eduardo Alves advertiu que Mercadante não é a pessoa mais indicada para conversar com deputados: “Ele não conhece a Câmara”.
  • As relações Planalto x PMDB iam bem enquanto Gleisi Hoffmann era chefe da Casa Civil e despachava regularmente com Eduardo Cunha.
  • Já são 40 deputados do “Volta, Lula”, no PT. Como os rebelados do PMDB, eles já não aguentam “essa mulher”, como se referem a Dilma.
  • De olho em sua reeleição, a presidenta Dilma espera entregar até junho mais de cinco mil novas máquinas – caminhões-caçamba, caminhões-pipa e motoniveladoras – para municípios com menos de 50 mil habitantes. Segundo o ex-ministro de Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT-RS), os 5.061 municípios participantes do PAC Equipamentos representam 83% da população rural brasileira.
  • No Ceará sem água, prefeitos pedem máquinas perfuratrizes, mas o DNOCS perdeu prazo de adesão à ata de preços. Terá de licitar.
  • O DEM costura para desbancar o PR do deputado João Maia e lançar o candidato a vice de Henrique Alves (PMDB) ao governo potiguar.
  • Ainda correm o risco de inelegibilidade três candidatos ao governo do Rio: Garotinho (PR), Pezão (PMDB) e Lindbergh Farias (PT).
  • O dono do PDT, Carlos Lupi, fez questão de comparecer ontem à reunião da bancada federal na Câmara, onde o ministro Manoel Dias (Trabalho) foi convocado para responder acusações de corrupção.
  • O governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB), enfrentará uma pedreira, em outubro: o prefeito de Aracajú, João Alves (DEM), bom de voto, com Belivaldo Chagas (PSB) na vice. E Eduardo Amorim (PSC).
  • O líder do PMDB no Senado, Eunicio Oliveira (CE), não pretende apoiar a criação da CPI Mista para investigar black blocs: “Em 15 anos, nunca assinei por uma CPI, não tenho por que fazê-lo agora”.
  • Sob os auspícios do governo federal, o filme “Alemão”, sobre a ocupação do complexo de favelas no Rio, tem “astro convidado” no final: a voz de Lula enaltecendo o governo federal na empreitada.
  • Ítalo-brasileiros se queixam de humilhações na embaixada da Itália, em Brasília, na renovação de passaporte. Acusam a funcionária Sueli de extrema grosseria. Tudo o que a Itália não precisa é tratar turistas mal.
  • A proteção de Deus não parece suficiente na basílica de Aparecida (SP), cuja segurança terá guardas armados com revólveres .38, diante do crescente número de assaltos nas redondezas.
  • Policiais federais que faziam campana devem ter ficado intrigados com o entra-e-sai, sábado (15), em uma casa na ML 10, no Lago Norte, que seria alvo de busca e apreensão na Operação Lava-Jato, segunda-feira (17). Mas era apenas a festinha de aniversário de um adolescente.
  • O Brasil avisou a Fifa que o campo do Corinthians, o Itaquerão, não ficará totalmente concluído para abertura da Copa do Mundo. Sete anos depois de o País ter sido confirmado como sede da competição.
  • Para um venezuelano ontem no Twitter, só restará fugir de balsa como os cubanos, após a saída de mais uma empresa aérea internacional.
 
19 de março de 2014
in coluna claudio cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário