"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de março de 2014

A DEFESA DA DEMOCRACIA VIOLENTADA PELO GOVERNO VENEZUELANO

Quatro ex-presidentes defendem a democracia violentada pelo governo venezuelano. Eles nos representam

http://www.youtube.com/watch?v=dcAPljiOB7I&feature=player_embedded

O texto do documento assinado por quatro ex-presidentes exemplarmente democratas ─ o brasileiro Fernando Henrique Cardoso, o costarriquenho Óscar Arias, o chileno Ricardo Lagos e o peruano Alejandro Toledo ─ contrasta luminosamente com o silêncio, a omissão ou o apoio militante dos governos que, como o de Dilma Rousseff, fingem ignorar o que o vídeo escancara: a violenta repressão aos oposicionistas da Venezuela é mais uma prova contundente de que Nicolás Maduro e seus asseclas chavistas sonham com o assassinato do Estado de Direito.
Os bravos signatários do abaixo-assinado reproduzido a seguir mostraram que os venezuelanos que protestam nas ruas não estão sós. Os quatro ex-presidentes falaram por milhões de inconformados com a ofensiva liberticida. Eles nos representam:

07 de março de 2014
Augusto Nunes, Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário