"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SÃO PAULO NÃO É NAIROBI


 
Tomara que a cena de Nairobi não se repita por aqui...
 
Imaginem um espaço que, por maior que seja, é fechado...onde não há ventilação natural, onde estão a venda produtos muito caros em lojas de grifes capazes de despertar a cobiça de qualquer um...Pensem num lugar onde a responsabilidade por chamar a polícia é dividida entre vários lojistas e onde a administração geral de tudo não é rapidamente acessível aos consumidores..
Visualizem uma área fechada onde um incêndio pode se propagar rapidamente causando, senão mortes, um grande prejuízo. E onde, acima de tudo, o enfrentamento com forças policiais teria que se dar em ambiente interno...ambiente sem espaço para lançamento de bombas de gás lacrimogêneo ou para usar cães e onde, tradicionalmente, há grande número de mulheres e crianças...Imaginaram tudo isso? Pois bem, o lugar se chama Shopping Center!
 
Não há como negar: está sendo genial a estratégia da corja petista... Em 2013 levaram o caos às ruas. Apanharam muito da polícia e aprenderam mais ainda com ela. Mudaram o campo de batalha e agora vão atacar o “coração do sistema capitalista”, não é?? Essas instituições “nojentas” e que promovem a “segregação das classes trabalhadoras” - os shoppings.
 
Talvez a pergunta mais importante que deve ser feita sobre tudo isso seja a seguinte: Quem deu essa idéia a esses marginais que agora provocam os tais “rolezinhos”?? Algum de vocês vai querer me convencer que eles aprenderam tudo isso sozinhos? Que não há absolutamente coordenação tática alguma nesse tipo de coisa??
Meus amigos, em setembro de 2013 terroristas islâmicos atacaram o shopping Westgate, em Nairóbi no Quênia e deixaram o seguinte saldo: 61 civis mortos, além de seis membros das forças de segurança e cinco criminosos. No total, 240 pessoas ficaram feridas e 11 detidas. Ninguém mais lembrava, né? Pois é, eu lembro! Não tem absolutamente nada a ver com o Brasil e com esses marginais que fizeram os ataques em São Paulo. Serve apenas para lembrar a dificuldade que as forças de segurança tiveram para enfrentar os terroristas lá dentro.
Em 2013 a polícia brasileira deu provas constrangedoras de que é refém da imprensa amestrada. Não havia apresentador de TV que não mencionasse, quase sempre em primeiro lugar, a possibilidade de terem ocorrido excessos por parte da polícia, lembram? E se dessa vez a imprensa não conseguir filmar nada?? E se ela não puder entrar no Shopping e transmitir o “rolezinho” ao vivo?? E se a versão que chegar à imprensa, depois de alguma tragédia, for aquela dos manifestantes? Algo tipo um “Carandiru da Classe Alta” - “a polícia chegou batendo e atirando em todo mundo, meu! Nóis nem tava nos esquema. Não foi nóis que tacô fogo nas loja, não...”
Vocês já notaram que tudo no Brasil oscila entre Teoria da Conspiração e o Luto Coletivo? Existe algum meio termo quando se discute segurança pública nesse país? Existe discussão real sobre segurança pública aqui? Alguém realmente tomou alguma providência para evitar uma tragédia nesse tipo de coisa? Gente pisoteada..lojas pegando fogo. Crianças mortas? Ou é tudo exagero, meu??
Vou terminar por aqui: cansativo escrever fazendo tanta pergunta sem oferecer resposta alguma... Vai ver tudo não passa de fantasia minha, não é? Talvez eu esteja vendo televisão demais ou a minha raiva do PT seja tão grande que eu esteja “sempre colocando ele por trás de tudo que acontece de ruim”.
Afinal não há porque se preocupar... Não existe terrorismo no Brasil e essa coisa de “rolezinho” não é tão perigosa assim...
 
Vai ver é isso mesmo... Não vai ter tragédia nenhuma no Brasil – São Paulo não é Nairóbi.
 
16 de janeiro de 2014
Milton Simon Pires é Médico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário