"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

CHIFRE EM CABEÇA DE BURRO


Rodrigo Constantino anda carregando nas tintas. Hoje, em um artigo bem-humorado chamado “Nosso herói”, Verissimo fala do suposto “charme” de Hollande por conquistar mulheres tão bonitas e interessantes como Ségolène  Royal, com quem teve quatro filhos e a atriz Julie Gayet, com quem costuma se encontrar num apartamento perto do palácio.
Não é que Rodrigo, de graça, implicou com o artigo? Chegou até a se referir a Hollande como “o socialista adúltero da França”. Peraí, Rodrigo, o que é que o socialismo tem a ver com o pinto nervoso do cara?
Eu sou um dos ferozes críticos de Verissimo quando ele fala de política, mas quando ele escreve suas “comédias crônicas” sou o primeiro a elogiar e, dessa vez, o artigo foi puro bom humor, nada tendo a ver com esquerdas ou direitas.
Faltou muito de sensibilidade a Rodrigo e sobrou preconceito cego. Ele simplesmente confundiu um texto leve, em que Verissimo até se retrata como “gordinho sem graça”, com uma manifestação de idolatria ao socialista Hollande.
Como eu já disse antes, em outros posts, Rodrigo anda vendo mais fantasmas comunistas que os generais da ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário