"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Confissão adiada


“Tenho dito para todo mundo: eu, quando terminar toda a votação sobre o mensalão, aí eu quero falar algumas coisas que eu penso a respeito disso”.

Lula, nesta quarta-feira, adiando mais uma vez a hora de confessar que não só sabia de tudo como esteve no comando o tempo tudo.

Ministro da Defesa

“Em homenagem aos princípios constitucionais, peço que se abra vista e que a defesa se manifeste”.

Ricardo Lewandowski, ministro do STF, ao defender que os mensaleiros que entraram com embargos infringentes não sejam presos, chamando os advogados dos réus para fazerem o papel que ele tem desempenhado desde o começo do julgamento.

Ordens superiores

“O quadro está mapeado e o processo será civilizado e sem rupturas. Em vários estados teremos duas candidaturas”.

Rui Falcão, presidente do PT, ao afirmar que a crise com o PMDB, que ameaçava romper com seu partido em disputas regionais, não causará nenhum problema desde que todos os militantes engulam sem engasgos todas as ordens do chefe Lula.

Pecados veniais

“Imagina perder automaticamente o mandato por causa de uma condenação criminal por uma briga de condomínio ou briga de trânsito? O Poder Legislativa ficaria nas mãos do Judiciário”.

Mozart Vianna, secretário-geral da Câmara dos Deputados, sobre o projeto de lei que prevê a perda imediata do mandato em casos  de condenação judicial, explicando que os pecados mais graves praticados pela turma da Casa dos Horrores são reclamar do barulho das crianças do apartamento vizinho e queixar-se do motorista do carro que está logo à frente por ter freado sem avisar.

Dúvida pertinente

“Garotinho, você é governo ou oposição?”

Ideli Salvatti, ministra das Relações Institucionais, nesta quarta-feira, durante a reunião de líderes promovida para tratar do Marco Civil da Internet, depois de meditar sobre as intervenções do deputado Anthony Garotinho, confessando não ter descoberto se o comandante da bancada do PR é de direita, de centro, de esquerda ou, como Gilberto Kassab e seu PSD, de lugar nenhum.

Nada a ver

“A execução orçamentária das emendas é de responsabilidade das prefeituras”.

Aldo Rebelo, ministro do Esporte, informando que não tem nada a ver com os R$ 1,2 milhão de emendas ao Orçamento que ele mesmo despejou em obras executadas em quatro municípios paulistas por empresas ligadas à Máfia do Asfalto.

Neurônio com fuso

“Não, não, isso não. Estou aqui fazendo uma visita de Estado e vocês ficam perguntando de eleição?”

Dilma Rousseff,  nesta segunda-feira, durante a visita ao Chile, sobre as possíveis consequências da briga entre Fernando Haddad e Gilberto Kassab, confessando que o neurônio solitário não consegue pensar ao mesmo tempo em dois assuntos, principalmente quando localizados em distingos fusos horários.
 

Tudo explicado

“Sendo assim, o serviço de táxi-aéreo aparece como o mais apropriado para atender essa necessidade, tendo em vista que nem todos os municípios brasileiros são atendidos pela aviação comercial regular”.

Trecho da nota informativa publicada no portal do governo do Distrito Federal para justificar a compra de um jatinho que ficará à disposição do governador Agnelo Queiroz, explicando que não existem voos comerciais entre Brasília e as cidades satélites.

Condenado confiante

“Agradeço muito a preocupação dos companheiros, mas julgamos que não é conveniente, neste momento, promover algum tipo de campanha deste tipo. Vamos esperar o término do julgamento”.

José Genoino, deputado federal pelo PT de São Paulo, condenado no julgamento do mensalão por formação de quadrilha e corrupção ativa, sobre a campanha destinada a arrecadar os R$ 468 mil da multa imposta pelo STF, revelando que ainda confia na eficiência da bancada dos ministros da defesa.

Turbilhão mental

“Estou vivendo um turbilhão na cabeça em que se mistura poesia e sangue”.

José Genoino, deputado federal pelo PT de São Paulo, condenado no julgamento do mensalão a seis anos e 11 meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa, mostrando que pensar em cadeia faz mal à cabeça.

14 de novembro de 2013
in Augusto Nunes, Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário