"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

JEFFERSON ACHA QUE, COM A DECISÃO DO SUPREMO, NEM TUDO ESTÁ PERDIDO NO PAÍS

MENSALÃO: Roberto Jefferson, mesmo insatisfeito com sua pena, acha que, com a decisão do Supremo, “nem tudo está perdido” no país

A defesa de ex-deputado esperava ter pena reduzida por ter denunciado o escândalo, em 2005
 
O ex-deputado Roberto Jefferson comentou em um texto no blog a decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou a execução das penas dos condenados por envolvimento no mensalão [caso no qual ainda falta decidir sobre embargos em favor de alguns dos réus -- inclusive o ex-ministro José Dirceu -- por determinados crimes].
 
Sob o título “Nem tudo está perdido”, publicado às 9h56 desta quinta-feira, 14, o denunciante do esquema manifestou sua insatisfação pela determinação de sua prisão, mas se disse confortado com a crença de que a política “pode ser melhor”.
 
“Há oito anos denunciei ao País o maior escândalo que jamais presenciei no Planalto Central desde que me tornei deputado. Tudo realizado por quem, por décadas, apontou o dedo para muitos, acusando-os de corruptos, dando início à nefasta judicialização da política brasileira”, escreveu.
 
Jefferson foi condenado a 7 anos e 14 dias de prisão e multa de R$ 720 mil, por corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A defesa esperava reduzir a pena pelo fato de o ex-deputado ter denunciado o escândalo, em 2005, mas o recurso foi rejeitado. Ainda não há data para as prisões ocorrerem.
 
“Fui cassado e tive meus direitos suspensos por 10 anos; ontem, a Corte Suprema do meu país decretou minha prisão. Estou satisfeito com a decisão? Mentiria se dissesse que sim; conforta-me, porém, a crença de que a política brasileira, daqui para a frente, pode ser melhor”, completou Jefferson.
 
Pouco depois, em seu perfil no Twitter, o ex-deputado disse estar “tudo certo” e que aguardará o “destino.” “Não (tenho arrependimentos), tudo certo. Não me regozijo, sou um réu condenado como todos os outros, vamos aguardar que se cumpra o destino”, escreveu.
 
Segundo sua assessoria, Jefferson está em Comendador Levy Gasparian, município da Região Serrana do Rio onde tem casa.

14 de novembro de 2013
Do jornal O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário