"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

POLÍCIA INTERROGA 80 BLACK BLOCS. PROMOTOR COMPARA GRUPO ÀS FARCS

Polícia ouve depoimentos de 80 black blocs em SP.  Ministério Público afirma que o objetivo é identificar como agem os mascarados que promoveram depredações durante atos de vandalismo na cidade

 
Manifestantes do grupo denominado Black Bloc deixaram um rastro de destruição na avenida Paulista, durante ato em apoio aos protestos no Rio de Janeiro contra o governador, Sérgio Cabral (26/07/2013)
Manifestantes do grupo denominado Black Bloc deixaram um rastro de destruição na avenida Paulista, durante ato em apoio aos protestos no Rio de Janeiro contra o governador, Sérgio Cabral (26/07/2013) - Fabio Braga/Folhapress

A Polícia Civil de São Paulo tomou depoimentos de integrantes dos black blocs detidos durante atos de vandalismo na capital paulista nos últimos meses. Nesta quinta-feira, os mascarados foram ouvidos na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), com a participação do Ministério Público. Dos 153 identificados pela polícia, 80 foram localizados e intimados. No total, 65 pessoas já foram ouvidas nesta quinta.
 
"São suspeitos citados em outros boletins de ocorrência, seja como investigados, autores ou averiguados", disse o promotor Marcelo Barone. "No entendimento do Ministério Público, estamos lidando com uma organização criminosa. Os Black Blocs estão agindo como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farcs). Ou seja, se as forças de segurança não agirem é possível que surja uma Farc no Brasil", completou.
 
O promotor afirma que caberá à polícia identificar e indiciar os suspeitos de vandalismo ligados ao grupo por formação de bando ou quadrilha armada. "Esse grupo se organiza nas redes sociais, se arma com paus e pedras, coquetéis molotov e vai depredar patrimônio. Apesar disso, a pena não passa de três anos", afirma o promotor.

14 de novembro de 2013
Veja
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário