"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

SANATÓRIO (OU SANITÁRIO) DA "POLÍTICA" BRASILEIRA

Desprendimento é isso


“Eu era chefe do escritório da Presidência. Nada mais natural do que encaminhar pedidos. Nunca recebi nada por isso”.

Rosemary Noronha, na entrevista a VEJA, explicando que pediu a Lula que nomeasse gatunos para a diretoria de agências reguladoras não por interesses materiais, mas por amor.

Família bandida

“Sempre tive a maior consideração por ele. Como se fosse meu irmão. Não entendi até agora o que aconteceu”.

Rosemary Noronha, ex-segunda-dama, chefe do escritório da Presidência em São Paulo até virar caso de polícia, ao comentar na entrevista a VEJA suas ligações com comparsa Paulo Vieira, fazendo de conta que até agora imagina ter feito parte não de uma quadrilha, mas de uma família.

Tiririca II

“A mídia acabou me colocando em destaque e o efeito esperado foi o contrário: acharam que eu iria morrer politicamente, mas agora eu venho com força total”.

Marco Feliciano, deputado da base alugada, setor PSC, guichê de São Paulo, feliz com a descoberta de que, graças à notoriedade obtida com a eleição para a presidência da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, acaba de ganhar o posto de Tiririca do partido.

Más companhias

“Meu cliente cometeu crimes contra a administração pública. Preciso garantir que sua integridade física seja garantida no caso do início do cumprimento da pena. Ele não pode ficar ao lado de presos de alta periculosidade, como milicianos e traficantes”.

Marthius Cavalcanti Lobato, advogado de Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, condenado a 12 anos e sete meses de prisão no processo do mensalão, explicando que, no presídio de Bangu 8, seu cliente pretende ficar longe de criminosos tão irrecuperáveis quanto os companheiros com os quais conviveu fora da cadeia.

País do Carnaval

“Feliciano virou um popstar. É o deputado mais citado do país, acho que é o cantor evangélico que mais tem CDs rodando por aí”.

Gilberto Nascimento, presidente do diretório regional do PSC de São Paulo, informando que, desde que assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o deputado Marco Feliciano vem desempenhando muito bem o ofício de cantor.

Profissionalismo é isso

“Minha relação é de amizade, fidelidade e totalmente profissional”.

Rosemary Noronha, na edição de VEJA que começou a circular neste sábado, revelando que o papel de segunda-dama era mais intenso no ambiente de trabalho.

Sem remorso

“Não fiz nada de errado. E tenho certeza disso”.

Rosemary Noronha, na edição de VEJA que começou a circular neste sábado, confirmando que, no Brasil do lulopetismo, só é crime perder eleição.

Neurônio ilegal

“Acho um absurdo paralisar obra no Brasil. É algo extremamente perigoso, porque depois ninguém repara o custo”.

Dilma Rousseff, ao comentar a recomendação do TCU para paralisar sete obras com indícios de irregularidades, confessando que não enxerga nada de mais em contas superfaturadas, falhas técnicas, propinas e arranjos malandros, fora o resto.

Bons companheiros

“Essa questão do IPTU tem pouco efeito eleitoral. Estamos longe das eleições, e Haddad vai conseguir explicar que esse aumento é para a parte mais rica”.

Carlos Zarattini, deputado federal (PT-SP), confessando que, como o parceiro do PTB gaúcho Sérgio Moraes, a companheirada só deixa de lixar-se para a opinião pública quando a eleição está chegando.

Quem dá mais?

“Estou com um pé lá e outro cá. Se o PT e o governador Cid Gomes não me apoiarem, concorro ao governo ao lado do PSDB e do Tasso Jereissati”.

Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado e leiloeiro de si mesmo.

11 de novembro de 2013
in Augusto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário