"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FMI ADVERTE QUE A ECONOMIA DA VENEZUELA ESTÁ MAL

          
O país vai enfrentar “escolhas políticas difíceis” em breve, avisa Lagarde
 
lagarde
Christine Lagarde

Washington – A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou neste domingo que a economia da Venezuela não está bem e que o país provavelmente vai enfrentar “escolhas políticas difíceis” em breve.

“Eu não acho que a economia esteja indo bem e nós entendemos que eles estejam usando as reservas em uma quantidade muito significativa”, disse Lagarde em uma entrevista CNN en Español.

O crescimento da economia do país, dependente do petróleo, diminuiu o ritmo neste ano, obrigando as autoridades a mergulharem em reservas de divisas para apoiar as finanças públicas.

Neste contexto, a Venezuela “realmente vai ter que enfrentar questões políticas difíceis, provavelmente em breve”, afirmou a diretora-gerente do FMI.

No entanto, Lagarde reconheceu que a instituição não tem dados precisos sobre o país, que nos últimos 10 anos, se recusou a fazer avaliações econômicas anuais do FMI.

“É muito difícil dizer o que vemos, porque não temos a informação que normalmente trabalhamos”, disse Lagarde.

O ex-presidente venezuelano, Hugo Chávez, acusou repetidamente o FMI de ser um instrumento do imperialismo norte-americano e ameaçou abandonar a instituição com sede em Washington.

11 de novembro de 2013
Fonte: Dow Jones Newswires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário