"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ERA ESTE O SONHO DE SIMON BOLÍVAR?


 

O mais recente vice-Ministério anunciado pelo Presidente venezuelano Nicolás Maduro, o da Suprema Felicidade Social,  assim denominado, segundo ele, "em honra ao nosso comandante Chavez " que, provavelmente através da intermediação de um lindo passarinho, lhe sugeriu o nome, constitui uma ação diversionista visando a desviar a atenção da população venezuelana dos graves problemas econômicos que atormentam o país, marcados por desabastecimento e inflação alta, causadores certos da sua inevitável insolvência. 
Trata-se de estratagema comum no âmbito do infeliz continente, levado a efeito, ao longo das últimas décadas, por governos demagógicos e perigosamente populistas, o brasileiro incluído, que provocam retrocessos e atrasos no seio de suas respectivas sociedades.
 
Atualmente, o processo de deterioração está sendo fermentado num estranho caldeirão onde se agitam os chamados estados Bolivarianos, amalgamados por um decadente e improdutivo Mercosul, do qual se afastam alguns governos do hemisfério, realmente  preocupados  em promover o progresso em seus respectivos países, através da inserção em blocos que detêm a maior parte da atividade comercial do mundo. 
 
Pobre e estigmatizada América Latina! Será que era  este o sonho de Simon Bolívar? 
 
11 novembro de 2013
Paulo Roberto Gotaç é Capitão-de-Mar-e-Guerra, reformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário