"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CUBA VETOU IDA DE SNOWDEN AO PAÍS POR PRESSÃO DOS EUA - DIZ JORNAL

 


1º.ago.2013 - Imagem de vídeo do canal de TV russo "Russia24" registra visto
temporário de Edward Snowden, mostrado por seu advogado Anatoly Kucherena
 nesta quinta-feira (1º). Snowden, procurado pelo governo americano por revelar
detalhes sobre um programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança
dos Estados Unidos, obteve status de refugiado na Rússia, segundo o site Wikileaks.
Kucherena disse que a permissão para ficar no país tem validade de um ano 
Leia mais Russia24/AP
 
O ex-consultor de inteligência americano Edward Snowden viajou de Hong Kong a Moscou com a ideia de seguir para um país da América Latina via Cuba, mas o país se negou a recebê-lo, afirma o jornal russo "Kommersant", que atribuiu o veto a pressões dos Estados Unidos.
 
Segundo fontes ouvidas pelo "Kommersant", o ex-consultor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos nunca chegou a embarcar em um voo com destino a Cuba porque as autoridades de Havana informaram a Moscou que o voo não seria autorizado a pousar se transportasse Snowden.
 
Uma fonte do jornal afirmou que Washington advertiu Cuba - assim como outros países - sobre as consequências de uma ajuda ao americano.
 
Segundo uma autoridade russa citada pelo jornal, Snowden, que fez uma primeira escala em Hong Kong, havia contactado representantes russos para explicar que pretendia viajar a um país da América Latina passando por Moscou e Cuba.
 
A fonte disse que Snowden permaneceu dois dias no consulado russo de Hong Kong.
De acordo com outra fonte, ligada ao ex-consultor, Snowden, nascido em 21 de junho de 1983, chegou a comemorar seu aniversário no consulado russo na zona administrativa chinesa.
O americano está na Rússia, país que lhe concedeu asilo.

Embarque frustrado

O ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) que revelou ao mundo a dimensão da vigilância eletrônica americana, desembarcou em 23 de junho no aeroporto Sheremetievo de Moscou, procedente de Hong Kong. Apesar de estar registrado no voo da Aeroflot com destino a Cuba, Snowden não embarcou no avião.
 
Pouco depois da chegada do americano a Moscou, o presidente Vladimir Putin afirmou que a Rússia não estava a par de nada e que o desembarque havia sido "totalmente inesperado".
Washington pediu em várias ocasiões a extradição de Snowden para os Estados Unidos, onde ele é acusado de espionagem.
 
26 de agosto de 2013
 UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário