"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

DOLEIRO DOS TRANSPORTES DIZ QUE CABRAL RECEBIA PROPINAS DESDE OS ANOS 90

Imagem relacionada
Nos anos 90, Cabral era “protetor” dos velhinhos
O doleiro Álvaro Novis teve a delação premiada homologada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) porque citou, em seus depoimentos, autoridades do Estado do Rio com foro privilegiado. Como a operação desta segunda-feira, baseada na delação de Novis e do ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Jonas Lopes de Carvalho, foi determinada pela primeira instância da Justiça Federal, os nomes desses políticos não foram divulgados. De acordo com a força-tarefa da Lava-Jato, o esquema envolveu o pagamento de R$ 260 milhões em propina a políticos, entre eles o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).
“O doleiro e operador financeiro da Orcrim (organização criminosa) de Sérgio Cabral detalhou a dinâmica de arrecadação e pagamento de propina por empresários do setor de transporte no Estado do Rio de Janeiro a agentes públicos, incluindo o ex-governador, um ex-presidente do Detro e políticos não incluídos nesta medida cautelar por gozarem de foro por prerrogativa de função nos tribunais, mas que tinham direta ou indiretamente influência sobre a política de transporte no Estado”, afirma o MPF.
PELO OPERADOR – De acordo com a força-tarefa da Lava-Jato, os pagamentos a Cabral eram feitos via Carlos Miranda, apontado como operador do ex-governador, e começaram quando o peemedebista ainda estava na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), nos anos 90. “Que os pagamentos para Sérgio Cabral via Carlos Miranda se iniciaram no período em que Sérgio Cabral encontrava-se da Alerj”, afirma Novis na delação.
Em depoimento, o doleiro citou ainda que pagamentos a políticos eram feitos desde 1990 e que as ordens vinham de José Carlos Lavoura, integrante do conselho da Fetranspor.
“Que as ordens para pagamento a políticos eram dadas única e exclusivamente por José Carlos Lavoura; Que desde 1990/1991 até 2016 as ordens sempre foram emitidas por Lavoura”, afirmou o doleiro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Nos anos 90, quando começou a receber propinas como deputado, Cabral não aceitava mordomias na Assembleia, dirigia o próprio carro e posava de protetor dos velhinhos, organizando bailes da terceira idade. Era um grande farsante. (C.N.)

03 de julho de 2017
Juliana Castro
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário