"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

SOLDADOS DO TRÁFICO OSTENTAM ARMAS EM VÍDEOS GRAVADOS EM FAVELAS NO RIO


Tráfico ameaça editores do Favela News


A página do Facebook Favela News Rio de Janeiro divulgou vídeos nos quais supostos criminosos ostentam armas em favelas e ruas de grande circulação do Rio. Em um deles, é possível ver muitos homens, com os rostos à mostra, segurando armas pesadas, como fuzis e metralhadoras. Nas imagens, apontam as armas para o alto, cantam e dançam um funk que faz apologia à violência. A página afirma que o local é a Favela do Turano, no bairro Rio Comprido, zona norte, e diz que o grupo integra a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Em outro vídeo, cinco traficantes circulam de carro na Rua Itapiru, no mesmo bairro, armados com fuzis e pistolas. Eles exibem o armamento, falam palavrões e fazem ameaças a outras facções. “Tropa do Coelho está passando”, “O morro é teu por enquanto”, “Nós vai avançar”, “Nós vai matar alemão, bota a cara para morrer” são algumas das frases ditas. Eles citam o Morro de São Carlos, que fica na mesma região.

Outro vídeo traz um traficante dirigindo um carro pela Avenida Professor João Brasil, que liga os municípios de São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana, com um fuzil e munições no banco do carona. Ele seria ligado à facção Amigo dos Amigos (ADA).

AMEAÇA NA INTERNET – Uma página do Twitter chamada Morro do Turano, em que também são divulgadas fotos e vídeos de criminosos com armas, ameaçou a página Favela News Rio de Janeiro pela divulgação dos vídeos. “Quem fecha com nos e quer que o morro continue lazer vai denúncia essa porra, X9 vai cai em”, publicaram.

Não há identificação sobre os responsáveis pelos perfis. A Delegacia de Combate as Drogas (DCOD) disse à reportagem que policiais “já estão verificando as imagens de dois vídeos que estão circulando pelas redes sociais”.

NO BAILE FUNK – “Em um dos vídeos, aparece um grupo de homens armados em um suposto baile funk e no outro mostra um homem armado dentro de um veículo trafegando na Rua Itapiru, bairro do Rio Comprido”, informou.

A polícia não respondeu quem são os bandidos nem as datas do vídeo. Nessa segunda-feira (9), o secretário de Segurança, Roberto Sá, anunciou a criação de uma delegacia especializada no controle de armas, munição e explosivos. A unidade, chamada de Desarme, vai começar a atuar daqui a dez dias, segundo o secretário. “Nós apreendemos um fuzil por dia, isso não é trivial. Precisamos de alguém fazendo o trabalho de mapeamento da chegada dessas armas”, afirmou, na ocasião.



11 de janeiro de 2017
Deu em O Tempo(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário