"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

MINISTRO SE IRRITA PORQUE RORAIME QUER USAR A FORÇA NACIONAL DENTRO DE PRESÍDIO




Resultado de imagem para alexandre de moraes
Moraes é um perigo quando abre a boca para dar entrevista
O governo de Roraima anunciou em nota que a atuação dos homens da Força Nacional de Segurança Pública no estado se dará “dentro e fora das unidades prisionais”. Durante o dia, 101 policiais da força chegaram em Boa Vista e começaram a atuar na cidade.
MINISTRO IRRITADO – A disposição do governo roraimense em usar a força dentro do presídio irritou o Ministério da Justiça, que, na noite desta terça, reforçou que os policiais não vão agir nessa função e reiterou as palavras do ministro Alexandre de Moraes, emitidas na segunda-feira, de que o uso do contingente é para segurança pública, como policiamento ostensivo, reforço de segurança e fazendo barreiras de contenção.
Na nota, o governo de Suely Campos (PP) diz que o efetivo da FNS (Força Nacional de Segurança) está trabalhando em conjunto com as forças de segurança do Estado fazendo o reconhecimento da Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo) e traçando estratégias. “Ressalta que a atuação será dentro e fora das unidades prisionais do Estado de Roraima” – diz a nota do governo estadual.
Mas o ministro Moraes não gostou e disse que a força não é formada de agentes penitenciários e não pode substituí-los.
EM MANAUS – No Amazonas, os cerca de 100 agentes da Força Nacional que desembarcaram na terça-feira em Manaus farão segurança em torno de apenas um presídio do estado, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), onde houve a maior chacina. Este ano, 64 presos foram mortos em presídios da capital do Amazonas e 99 em todo o Brasil.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, não justificou porque outros presídios que também registraram mortos, como a Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa e a Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), também não irão receber reforços.
“Fizemos a divisão de 23 agentes por turno e eles atuarão no Compaj com todos os equipamentos que eles trouxeram, como armas e granada defensiva (granada anti-tumulto). Não vimos a necessidade ainda de pedir ajuda deles com o helicóptero, pois o nosso calhou de ir pra manutenção justo quando tudo isso aconteceu, mas ele já ficou à disposição para caso precise, seja usado” — afirmou Fontes.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O ministro Alexandre de Moraes está extrapolando de suas funções, ao se comportar como se o governo de Roraima tencionasse substituir os agentes penitenciários pelos soldados da Força Nacional. o fato concreto é que a Força Nacional tem de estar sob comando direto das autoridades estaduais. Atuar dentro do presídio é uma informação em sentido amplo (lato sensu), não significa trabalhar como agente penitenciário, uma possibilidade que jamais foi aventada. (C.N.)

11 de janeiro de 2016
Evandro Éboli e André de Souza
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário