"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

JUSTIFICATIVAS DE GILMAR MENDES SÓ CONFIRMAM QUE HÁ PROMISCUIDADE INSTITUCIONAL



presidente Michel
Temer e o ministro Gilmar Mendes desembarcando em Lisboa

Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes negou ter conversado com o presidente Michel Temer durante o voo que fizeram juntos a Portugal na segunda-feira (9) sobre o processo de cassação da chapa Dilma-Temer. Segundo o ministro, “não é preciso viajar para combinar uma coisa espúria”.

“Se fosse para combinar uma coisa espúria, obviamente, pode fazer isso em qualquer lugar. Não precisa ir a Portugal”, disse Mendes à Folha. O ministro afirmou ainda que é preciso “acabar com esse modo de suspeita” sobre a conversa entre agentes do mundo político e disse que não vê “nenhum tipo de conflito” ao aceitar uma carona do presidente para ir à capital portuguesa.

Este ano o TSE vai decidir se é procedente ou não ação protocolada pelo PSDB que acusa a chapa Dilma-Temer de ter cometido abuso de poder político e econômico nas eleições presidenciais de 2014. Se o TSE decidir por cassar a chapa, Temer perderá seu mandato e serão convocadas eleições indiretas no país.

AMIGOS HÁ 30 ANOS – “Não tem nenhum conflito [de interesse em viajar de carona com Temer]. Quem abriu esse processo no TSE fui eu. A ministra Maria Tereza tinha arquivado [o processo] e a tendência do tribunal era confirmar [o arquivamento]”, disse Mendes. “Você acha que eu iria viajar com o presidente [Temer] para conversar com ele [sobre o processo]? Temos convivência de 30 anos, como eu tenho com tanta gente, de todas as colorações políticas, a toda hora as pessoas me procuram. Pessoas que vocês nem sabem almoçam na minha casa, isso é bobagem. É perda de tempo”, completou.

O ministro afirmou que estava de férias em Lisboa mas precisou retornar a Brasília para “atender uma questão pessoal” e disse que voltaria a Portugal no domingo (15).

SÓ OFERECEU A CARONA – Temer, conta Mendes, ofereceu a carona já que viajaria a Lisboa nesta segunda para as cerimônias fúnebres do ex-presidente português Mário Soares. O ministro, por sua vez, não participou do evento. Segundo ele, sofreu uma crise de labirintite logo ao pousar em Portugal.

Da comitiva de Temer também fez parte o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) que, segundo Mendes, contou “histórias da vida política brasileira” durante o voo à Europa.

“Falamos também do quadro grave que Temer está enfrentando com a crise penitenciária e que pelo menos colocou na agenda, até porque é um tema que ele [Temer] conhece. Foram comentários desse tipo. Conversas normais que pessoas mais ou menos informadas têm sobre o mundo”, declarou.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Na condição de experiente advogado, Gilmar Mendes deveria ter usado a prerrogativa de permanecer em silêncio para não dar declarações que pudessem comprometê-lo. Nesta entrevista à excelente repórter Marina Dias, ele simplesmente confessou que é amigo do presidente Michel Temer há 30 anos. E até esclareceu que o convite para viajarem juntos partira de Temer, o que significa que os dois continuam próximos e por isso Temer tinha conhecimento de que o ministro iria a Portugal e então lhe ofereceu a gentileza, às custas do erário. Apesar dessa proximidade claramente promíscua, Mendes insiste em afrontar a lei (Código de Processo Civil, art. 136, item I) e continua se achando no direito de participar de julgamento da cassação do amigo, ao invés de se declarar impedido por suspeição, como recentemente fez o ministro Luís Roberto Barroso em uma questão no Supremo, pelo fato de ser amigo do advogado de uma das partes. Além do mais, em diversas ocasiões, Mendes já deu entrevistas defendendo teses que sinalizam a absolvição prévia de Temer no processo de cassação. Como diz se vê, há algo de podre na Justiça brasileira e já não se fazem ministros do Supremo como antigamente. (C.N.)


11 de janeiro de 2017
Marina DiasFolha

Um comentário:

  1. STF canalha, golpista, fascista e corrupto.
    Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

    ResponderExcluir