"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

MOTINS EM PRESÍDIOS ESCANCARAM FORTALECIMENTO DAS FACÇÕES CRIMINOSAS NO PAÍS


Resultado de imagem para facções criminosas charges
Charge do Miguel, reprodução do JC Online
Só nos primeiros oito dias deste ano, 99 detentos morreram em presídios brasileiros e diversos estados estão em alerta para rebeliões. Essas mortes ocorridas nas cadeias do país em 2017 expuseram uma tragédia anunciada há anos por pesquisadores do sistema carcerário e demonstraram o crescimento do domínio das facções criminosas pelo país e do poder de fogo delas.
De acordo com levantamento dos setores de inteligência da segurança pública, ao menos 27 grupos atuam no tráfico de drogas e de armas no país e incitam a violência — a maioria deles ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) ou ao Comando Vermelho (CV). O número é mais que o dobro do revelado em 2013, quando 13 organizações eram monitoradas no país.
Organizados e com regras, os grupos atuam de maneiras diferentes. O estatuto do PCC, apreendido na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), é direto: “não somos sócios de um clube, e sim integrantes de uma organização criminosa”. O documento tem 18 artigos e está escrito a mão em folha de caderno.
GRUPO DE EXTERMÍNIO – As regras da facção criminosa constam de denúncia que o Ministério Público de Roraima apresentou à Justiça em novembro de 2014. Naquele ano, a Promotoria já alertava para o ‘Tribunal do Crime’ instalado pelo PCC no sistema prisional do estado, inclusive na Monte Cristo, em que, na madrugada da última sexta-feira, 33 prisioneiros foram executados — tiveram as cabeças cortadas e até coração arrancado.
A promotoria define o PCC como “verdadeiro grupo de extermínio”. “A facção em comento é altamente estruturada, sendo que os integrantes frequentemente mencionam um código de “conduta” e “ética” do crime, que deveriam seguir, tanto que o descumprimento das normas do estatuto é punido até mesmo com a pena de morte, denominada por eles de “xeque-mate”, afirma a promotoria.
Durante a investigação, o Ministério Público de Roraima identificou grampos que tratavam de julgamento e punição dos membros por descumprimento do estatuto.

11 de janeiro de 2017
Deu no Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário