"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

NEM AÉCIO, NEM GERALDO






Resultado de imagem para AECIO NEVES E GERALDO ALCKMIN
Geraldo Alckmin e Aécio Neves se odeiam e fingem que se amam












A historinha merece ser recontada. Agripino Grieco era e continua sendo o maior crítico literário da língua portuguesa. Durante vinte anos cortava o cabelo num mesmo barbeiro de seu bairro. O “fígaro” tinha pretensões e passou anos pedindo ao cliente para fazer a revisão dos originais de uma obra de sua autoria destinada a suplantar Machado de Assis. Grieco declinava sempre, mas no fim não teve mais desculpas quando o inédito autor pediu-lhe que ao menos sugerisse um título. Aceitou, mas para continuar não lendo o manuscrito, indagou:
– “O seu romance tem trombones?”
– “Não”
– “E trombetas?”
– “Também não.”
– “Então aí está o título: Nem trombones nem trombetas…”
TEMER INDECISO – Pois é. O presidente Michel Temer continua e permanecerá indeciso até quase o final de seu mandato, sem candidato à própria sucessão. Desconversou quando, semana passada, manteve demoradas reuniões, em separado, com Aécio Neves e com Geraldo Alckmin. Não se comprometeu com o senador ou com o governador. Vai uma sugestão.  Quando perguntarem, afinal, qual o seu preferido, poderá sugerir a  sua preferência: “Nem Aécio nem Geraldo”. Poderá acertar quem responder “José Serra”…
O atual ministro das Relações Exteriores trabalha para não ser ultrapassado pelos dois tucanos.  Esboça uma equação capaz de ser costurada acima e além do PSDB, pois também fincada no PMDB, que por sinal não tem candidato. Os dois partidos, se unidos, formariam uma força considerável. Claro que dependendo de uma série de arranjos por enquanto apenas imaginados. Primeiro, que a retomada do crescimento econômico dê certo, coisa que necessitaria da colaboração de Henrique Meirelles, mas jamais a ponto de incluí-lo na lista dos presidenciáveis. Depois, 2017 precisaria ser um ano de conquistas na política externa, setor até agora afastado das preocupações do governo. Haveria, também, o fator Trump, por enquanto desconhecido.
Em suma, a concluir inicialmente está a realidade de que José Serra está no páreo e precisa cultivar o PMDB. Afinal, foi fundador do MDB…

28 de dezembro de 2016
Carlos Chagas

NOTA AO PÉ DO TEXTO




Sabemos pela história, que as máfias têm sinais codificados que identificam seus membros. Afirmam alguns estudiosos dessas excrescências humanas, que são verdadeiros códigos de 'honra', coisa que sempre despertou-me a curiosidade, pois a palavra "honra" nunca caiu  muito bem para esses tipos de organizações.
Quando vejo os políticos brasileiros, em suas fotos sorridentes, com seus polegares erguidos para cima, não sei por que, mas sempre me ocorre que seja um sinal codificado de corruptos... Esse polegar de político brasileiro sempre disponível em todos os momentos da vida pública de suas pequenas existências, para mim  é apenas um símbolo, um código do que enfiou Brasil no buraco.  E que buraco!
Em linguagem pop expressam mais ou menos o seguinte: "olha aí minha gente, tamos aqui, falou? Não se mexe em time que tá ganhando, certo? Vamo deixá como tá, que tá bom demais da conta...'
O polegar brasileiro... Uma sinopse da vergonha e da corrupção.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário