"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

NARRATIVA DO 'COITADINHO PERSEGUIDO' VIRA PÓ DEPOIS DA DELAÇÃO DA ODEBRECHT



A delação da Odebrecht trouxe uma série de fatos e documentos que jogaram na lama a narrativa lulista de ser um “coitadinho perseguido”. Tanto Emílio quanto Marcelo Odebrecht, os dois chefões do crime, confirmaram em suas delações que Lula e Dilma estavam envolvidos até o pescoço. Confirmaram o óbvio, é claro, mas para fins jurídicos.

Agora Lula também é investigado pela Justiça americana. O DOJ está de olho nas atividades do molusco e lá, segundo documentos, os procuradores se referem a ele como “Brazilian Official 1”. O que ele dirá? Dirá que todos juízes e investigadores do mundo estão em uma mega conspiração para derrubá-lo? Sim, ele provavelmente dirá algo similar, mas a estória não vai colar nem entre os próprios petistas.

Estamos num momento em que o PT não consegue mais parar de sangrar, daí a tática é, como sempre, atacar seus opositores – é a tática certa, a propósito. Nunca ficam na defensiva. Porém, mesmo a tática certa tem seus pontos baixos, e na atual situação é praticamente impossível os petistas estancarem a ferida. Lula será preso, talvez não amanhã, mas em algum momento. Mesmo que não seja, sua carreira política já era.

O fato é que a narrativa de um Lula coitado, perseguido por juízes e procuradores tucanos malvadões, não funciona mais. Ela não encontra mais eco na realidade. Acabou!


22 de dezembro de 2016
ceticismo político

Nenhum comentário:

Postar um comentário