"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

NÃO ADIANTA BRIGAR COM A NOTÍCIA: LULA É CANDIDATO E JÁ ESTÁ EM CAMPANHA




Charge do Mariano, reprodução da Charge Online





















Em dois anos, tudo pode acontecer, até não acontecer nada. Assim, a indagação que se estende para 2018 refere-se a quem será o adversário do Lula no segundo turno das eleições presidenciais. Porque, de início, não se cogita de acabar com o sistema de votação em dois turnos, um com todos os candidatos, outro apenas com os dois primeiros, ficando o vencedor obrigado a apresentar a metade mais um dos votos válidos.
Apesar da torcida que fazem os principais partidos, mais boa parte do eleitorado, das elites, das forças conservadoras e da mídia, a verdade é que o ex-presidente será o candidato do PT e forças afins, mais a maioria dos sindicatos e a legião dos  temerosos beneficiados dos programas sociais hoje ameaçados.
Dúvidas inexistem de que a campanha do Lula já começou, e mais se acentuará após as eleições municipais.
QUEM SERÁ O RIVAL? -Do outro lado, a incógnita prevalece: o segundo colocado será Aécio Neves, Geraldo Alckmin, José Serra, Marina Silva, Ciro Gomes, Henrique Meirelles, Ronaldo Caiado, Jair Bolsonaro ou, hipótese em aberto, Michel Temer? Um deles será forçosamente convocado a terçar armas com o primeiro-companheiro, por maiores esforços que façam seus adversários nessa frente ampla temerosa de mais uma derrota.
Torna-se necessário praticar aquela regra tão simples no jornalismo, ainda que combatida ao máximo por parte da população: é impossível brigar com a notícia. 
E a notícia, hoje, como ontem e talvez amanhã, dá ao Lula lugar garantido no primeiro turno das eleições presidenciais, abrindo-se o leque das especulações sobre quem ocupará o segundo lugar.
O resto são dúvidas: o ex-presidente encontrará forças para, na hora da decisão, superar a frente ampla certamente organizada contra ele?  E já entrado nos setenta anos, estará fisicamente preparado? Encontrará meios para retomar as propostas que realizou pela metade, nos seus dois primeiros governos?

25 de agosto de 2016
Carlos Chagas

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Tudo é possível, até mesmo Lula ser candidato a Presidente - se até lá não estiver complicado com a justiça. Mas daí ser uma forte possibilidade de afrontar outros candidatos, tenho cá as minhas dúvidas, mesmo sabendo como se comporta o eleitor. Mas acreditando que tal comportamento, tudo indica, faz parte do passado, tamanha a avalanche de escândalos que envolve a turma do PT, pode ficar difícil continuar com a enganação e o lero-lero das promessas mirabolantes.
Se Dilma foi reeleita, a esperança de banimento dessa quadrilha petralha não é uma certeza e nada garante que o 'capo di tutti capi' não consiga, mais uma vez, manipular o eleitorado com a sua farsa de pobreza e 'homem do povo'.
O povo gosta da imagem do trabalhador humilde, pobre, que fala tropeçando na gramática, e se coloca como um igual, perseguido pela 'zelite' exploradora e responsável pela miséria do trabalhador. 
Enquanto isso, embalado pela fortuna usurpada da Petrobras e outras maracutaias chamadas de "palestras", (não esquecendo o fantasma de Celso Daniel, que continua assombrando a quadrilha) ele continuará com seu falido projeto de poder, e o seu sonho fascista de comunizar o país.
Quando se fala de eleição no Brasil, previsões e estatísticas ficam ao sabor das urnas eletrônicas e das promessas que 'papai' Lula realizará para o seu povo...
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário