"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 19 de março de 2016

PONDERAÇÕES EM TORNO DA QUESTÃO DO FORO ESPECIAL PARA JULGAMENTO DE LULA

Afinal de contas, vamos esclarecer alguns pontos, que diversos blogs e o noticiário político dos canais de TV insistem em discutir, colocando Lula com a prerrogativa de foro especial:

1. o cargo para o qual foi nomeado (chefe da Casa Civil da PR) não se classifica como ministro;

2. segundo a Constituição Federal, a prerrogativa de foro especial somente se aplica a ministro de Estado (e outros), que são titulares de Ministérios;

3. não se consideram ministros de Estado os titulares de cargos de natureza especial dentro do organograma da Presidência; (como é o caso da Casa Civil, da Secretaria de Comunicação Social...);

4. o título de ministro concedido ao Chefe da Casa Civil da PR é meramente honorífico, uma distinção especial e nada mais do que isso;

5. e na eventualidade de Lei que outorgue o título de Ministro ao ocupante da Casa Civil da PR, tal Lei é inconstitucional.

6. há inclusive jurisprudência no STF no julgamento da petição nº.1.199-Ag-R, relator Sepúlveda Pertence em sessão de 5.5.1999 publicado no Diário da Justiça em 25.6.1999.

Fica muito confusa a insistência de que Lula não pode ser julgado senão pelo STF.
Junta-se a isso, agora, a liminar do Ministro Gilmar Mendes suspendendo a posse de Lula no cargo de "ministro" chefe da Casa Civil da PR.

Está mais do que na hora dos agentes de informação esclarecerem a opinião pública a respeito do que se tornou a 'manchete' da semana. 
E mais: por que essa insistência, essa preocupação de Lula ser julgado no STF?? Confiança de de que a Suprema Corte agirá com tolerância e benemerências??
Medo dos contundentes documentos da Lava Jato?? 
A Competência da investigação e do julgamento cabe ao Juiz Sérgio Moro e ponto final!

19 de março de 2016
m.americo


Nenhum comentário:

Postar um comentário