"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 19 de março de 2016

JUIZ SÉRGIO MORO LEVA À LOUCURA DILMA, LULA, O GOVERNO E O PT




O governo federal, Lula, Dilma Rousseff, o PT e os movimentos sociais sonham em afastar o juiz federal Sérgio Moro e paralisar as investigações e os processos. Na verdade, não se trata de sonho; é um pesadelo enlouquecedor, que não tem fim e caminha para um desfecho tenebroso. O pior é que a operação Lava Jato está fortalecendo o impeachment. Depois que o Supremo enfim tirou o pé do freio, o processo contra a presidente passou a tramitar em alta velocidade na Câmara, e o presidente da comissão, deputado Rogério Rosso (PSD-DF) promete manter o pé no acelerador para que o julgamento de Dilma ocorra o mais breve possível. Enquanto o processo avança no Congresso, na outra ponta o governo, Lula, Dilma Rousseff, o PT e os movimentos sociais estão emparedados, sem qualquer possibilidade de reação.
A ideia de tentar uma ofensiva para desmoralizar o juiz federal Sérgio Moro é uma estratégia suicida, somente engrandecerá o magistrado, unindo Justiça em torno dele, fato que inviabilizará qualquer recurso judicial que se pretenda usar para desestabilizá-lo.
O discurso presidencial na posse do “ministro” Lula foi patético, Dilma ameaçou diretamente o juiz Moro.“Vamos avaliar as condições desse grampo. Quem autorizou, por que autorizou, e por que foi divulgado quando ele não continha nada, nada, eu repito, nada que possa levantar qualquer suspeita sobre seu caráter republicano”, anunciou, veemente, e no dia seguinte subiu o tom, ao alegar que em qualquer país do mundo quem grampeia a Presidência da República vai preso.
SÃO APENAS BRAVATAS
As ameaças de Dilma, Lula etc. soam no vazio, são tragadas pela realidade, porque em regime democrático os magistrados são inatingíveis em sua atividade, não se pode impedir o juiz Sérgio Moro de uma hora para outra. Aliás, já tentaram várias vezes. Existe um rito a ser seguido para conseguir afastar um magistrado, é missão praticamente impossível. Teria de haver aceitação do Tribunal Federal da 4ª Região, depois confirmação no Superior Tribunal de Justiça e, por fim, referendo do Supremo. Até lá, os netos de Dilma e de Lula já estariam com idade de prestar serviço militar.
Os “juristas” do Planalto são ridículos. Nunca antes, na história deste país, se viu um governo tão mal assessorado neste particular. É como se os Trapalhões tivessem tomado de assalto a Praça dos Três Poderes, comandados pela personagem Ofélia, que só abre a boca quando tem certeza e tudo o que faz dá sempre errado. A Ofélia do Planalto leva goleadas históricas de 7 a 1 toda semana, mas sempre coloca a culpa no juiz, embora a regra seja clara.
MORO SEGUE ADIANTE
Enquanto o governo vai afundando, o juiz Sérgio Moro mantém uma linha equilibrada de atuação, que surpreende as organizações criminosas envolvidas nos inquéritos e processos da mais atuante vara criminal de que já se teve notícia. O ainda jovem magistrado mantém uma atitude autodefensiva, que se mostra à prova de questionamentos e tem sido vitoriosa no TRF4, no STJ e no STF, ao enfrentar os adversários mais poderosos que se poderia imaginar.
O motivo é simples. O juiz Moro sempre reúne muito mais provas do que exibe e, assim, tem conseguido surpreender os mais experientes e famosos advogados criminalistas do país. Com base na atuação firme da Polícia Federal e do Ministério Público, o magistrado demonstra não somente notório saber e reputação ilibada, como também se revela um enxadrista judicial imbatível, armando um xeque-mate atrás do outro. Justamente por isso, o ministro Teori Zavascki, relator da Java Jato no Supremo, já percebeu que o pior sempre está para vir.
Portanto, todos podem ter certeza de que o juiz Moro vai contra-atacar o governo de maneira fulminante, enquanto la nave va, cada vez mais fellinianamente, acompanhada com a máxima atenção pela opinião pública internacional, porque ninguém sabe como esta importante viagem poderá terminar.
###PS – Já ia esquecendo de assinalar que Sérgio Moro tem apoio incondicional da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), que está promovendo atos de solidariedade a ele em todos os Estados. E como é previdente, o juiz paranaense acaba de contratar um dos maiores juristas do país, não somente para defendê-lo em caso de necessidade, mas também para processar todos aqueles que desrespeitarem a lei, ao fazerem acusações indevidas sobre o comportamento profissional dele. Por enquanto, não vou revelar o nome do jurista, porque não estou autorizado a fazê-lo. (C.N)  

19 de março de 2016
Carlos Newton

2 comentários:

  1. Avante Sérgio Moro, pelo amor de Deus, não desanime, estando orando por você. Deus vai çlhe d ar forças para desbaratar essa corja que jogou a nossa Pátria no lixo ! Conte com a população onesta !

    ResponderExcluir
  2. Avante Sérgio Moro, pelo amor de Deus, não desanime, estando orando por você. Deus vai çlhe d ar forças para desbaratar essa corja que jogou a nossa Pátria no lixo ! Conte com a população onesta !

    ResponderExcluir