"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 19 de março de 2016

GILMAR MENDES SUSPENDE NOMEAÇÃO DE LULA PARA CASA CIVIL



Mendes diz que Lula tentou escapar da investigações


















O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Chefia da Casa Civil do governo Dilma Rousseff. A decisão liminar foi concedida nesta sexta-feira (18), porque o ministro entendeu que há indícios de que o petista tentou escapar de investigações.
Gilmar Mendes autorizou também que as investigações sobre Lula na Lava Jato sejam conduzidas pelo juiz federal Sérgio Moro. A decisão do ministro deve ser apreciada pelo plenário do Supremo, que dará a palavra final sobre o caso.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– A decisão do relator Gilmar Mendes já era esperada, na forma da lei. As evidências de crime de obstrução da justiça são flagrantes, já se tornaram fatos públicos e notórios, em função das gravações em que o próprio Lula aparece atuando com este objetivo, contando com a cumplicidade ostensiva e oferecida da própria presidente da República. O ministro Gilmar Mendes se comportou como um juiz de verdade, como dizia meu amigo Saulo Ramos. Resta saber como os demais ministros do Supremo se comportarão, depois de terem sido achincalhados por Lula, que os chamou de covardes. Vamos aguardar. (C.N.)

19 de março de 2016
Deu em O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário