"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 10 de março de 2016

PETISTAS ALEGAM QUE DILMA SE EXAURIU E LULA É A ÚNICA SOLUÇÃO



Lula e Renan têm algo em comum – a ânsia pela impunidade












Integrantes do governo avaliam que Dilma Rousseff praticamente exauriu suas condições de reagir à crise e apontam a entrega do comando do país a Lula como única chance de sobrevivência. O cenário é de exaustão e pessimismo. Aos olhos de ministros petistas, Lula precisa, ao mesmo tempo, salvar o governo e se proteger. E, ainda assim, avaliam, não será fácil. “Perdendo ou ganhando, estamos nos aproximando dos capítulos finais”, resumiu um palaciano.
Ao chegar à conversa com senadores nesta quarta, Lula disse ter achado Dilma “abatida”. E uma frase de Renan Calheiros chamou a atenção na reunião com Lula. “O país está em situação tal que já não se pensa se ela será substituída, mas por quem.” Aliados do presidente do Senado afirmam que sua intenção era provocar o governo a reagir, não sentenciar seu fim.
Já não há oposição no Planalto à posse de Lula no Ministério. Petistas o querem como chefe da Casa Civil ou como articulador político. Ninguém mais parece preocupado em suavizar a ideia de intervenção colocando-o em uma pasta de peso menor.
O ex-presidente tem dito não à oferta, mas ninguém parece se convencer. A denúncia feita pelo Ministério Público de São Paulo reforçou a cobrança para que Lula aceite um ministério.
Ao mesmo tempo, petistas graúdos começaram a pedir a cabeça de Nelson Barbosa (Fazenda) nos bastidores. Afirmam que, com Lula no comando, Henrique Meirelles poderia finalmente assumir a equipe econômica. “Seria o reinício”, diz um ministro.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Sonhar não é proibido. Os petistas mencionados pela colunista Natuza Nery fazem lembrar a frase de Garrincha sobre os adversários russos: querem colocar Lula no poder, mas esqueceram de combinar com Dilma, que ainda se julga a gerentona e não aceitará papel subalterno. Além do mais, se nomear Lula, Dilma estará cometendo crime de responsabilidade, sujeito a impeachment. E submeterá o Brasil ao ridículo no cenário internacional, ao favorecer um criminoso vulgar como Lula, que se vendeu às empreiteiras despudoradamente. (C.N.)
10 de março de 2016
Natuza NeryFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário