"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

GRANDES CONCLUSÕES DE 2015

1. Começamos o ano com um poder executivo sujo, avançamos com um poder legislativo sujo e, a despeito do Juiz Moro e sua equipe, terminamos, graças a Barroso e outros 7 luminares do STF, com um poder judiciário também sujo. Tudo equilibrado, portanto, dentro da lei que reza equilíbrio e independência entre os poderes. Não havia motivo para um deles não estar sujo. Agora tudo está no seu lugar.

2. Nosso país é feito do pior tipo de gente que existe. Seja rico ou pobre, preto ou branco, novo ou velho. Ninguém vale uma nota de 3 reais. Se valesse, não teríamos uma presidente como Dilma, um Senado com Renan nem uma Câmara com Cunha. Se valêssemos mais do que 100g de estrume, jamais teríamos um Barroso, um Janot, um Adams, um Wagner e um José Guimarães. Fossemos seres humanos dignos, teríamos posto Lula em 15 cadeias, José Dirceu estaria confinado à Sibéria e Maria do Rosário jamais teria votos nem em casa de tolerância. Somos o que somos e é por isto que temos o que temos.

3. Nem mesmo crise sabemos criar ou resolver. Tudo está desmoronando, mas o país parou no Natal, parou no réveillon, parará em janeiro e só volta, vagarosamente, depois do carnaval. Pessoas morrem em hospitais, homicídios e latrocínios explodem na nossa cara, o desemprego é crescente e visível, mas só vamos falar disto depois do carnaval. Eis o que somos. E é por isto que dá pra considerar a hipótese de virarmos uma Venezuela logo, logo.

4. Vamos gastar mais de 40 bilhões de reais nas Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, um estado que nem esparadrapo, merthiolate e soro fisiológico anda colocando nas farmacinhas dos hospitais fluminenses. Eis uma insanidade que somente a esquerda, o PT e o PMDB corruptos são capazes de cometer. E o país é propriedade da esquerda, do PT e do PMDB corruptos. E eles não pararão nem serão cassados, processados ou presos.

5. Um país onde apenas funcionários públicos estão bem, ganhando, gastando e comprando, não tem como dar certo. Um país em que os empreendedores não mais empreendem, por medo ou por receio, em que inovadores se calam e toneladas de pessoas estão sem trabalho, sem emprego e sem salário, é um país acabado. O Brasil é um país em que só prospera o funcionário do Estado, que não gera riqueza e só despesa. Só quem sobrevive é quem não produz. Contagem regressiva já iniciou...

6. Pela primeira vez na minha vida, estou com inveja da Argentina. Não gosto da Argentina. Eles são muito chatos, presunçosos e jogam muita bola. Votaram no cara certo, que está arrebentando, fazendo coisas que meus eleitos jamais teriam coragem de fazer aqui. Por mais absurdo que possa parecer, estou orgulhoso da Argentina. Quem diria. Eu orgulhoso da Argentina...o mundo vai acabar em 4, 3, 2....

7. O que o PT fez com a Petrobras, a Samarco fez com Mariana. Destruição sem volta. O PT ainda vai “estourar as barragens” no Sistema Eletrobrás, nos Correios, no BNDES e nos bancos públicos. Com o PT no poder, ficamos mais pobres, mais burros e mais doentes. Não podemos mais nos dar ao luxo de novas “intentonas” socialistas no Brasil. É muito caro. É muito perigoso.

8. A segurança está para o desenvolvimento tanto quanto a violência está para o atraso. Não dá pra ter carro bom nem andar com um celular que acenda sequer uma luzinha. Arrastões em praias, restaurantes e shoppings são tratados como fatos corriqueiros e curiais. E não são. O brasileiro decente agora tem pescoço telescópico, que gira 360 graus e nem isto é suficiente para encarar assaltantes valentes entupidos de crack. Usar armas é proibido. Reagir é coibido. É o Brasil abusado, descabido.

9. Se o Rio Grande do Sul estivesse numa corrida de fórmula 1, seu piloto seria Rubens Barichello. Ele garante que estaremos sempre entre os últimos, mas é um piloto honesto e burocrático. Não ousa, não cria, não inova. Senta no cockpit, acelera e freia. Não levantará caneco jamais. Aqui no RS, mediocridade e inação são sinônimos de gestão pública. Tudo muito honesto, tudo muito sofrido, mas certinho. Logo seremos ultrapassados por Sergipe e pelo Acre.

10. A imprensa brasileira...capítulo final e à parte. Não vou me alongar. Volte ao item 1 e inclua a imprensa por lá.
Ainda assim, feliz 2016. Com cada um por si e Deus por todos.


11 de janeiro de 2016
Glauco Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário