"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 9 de janeiro de 2016

CITADO NA LAVA JATO, JAQUES WAGNER ESTÁ NO OLHO DO FURACÃO



Wagner é o próximo ministro a ser abatido em voo
Braço direito da presidente Dilma Rousseff e principal articulador contra o processo de impeachment no Congresso Nacional, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, é o novo personagem do governo a viver dias de tormenta e inferno astral. A nuvem negra que paira sobre o Palácio do Planalto desde o início do segundo mandato — e acabou por minar os principais aliados da presidente — fecha o tempo agora para Wagner, citado na Operação Lava-Jato como beneficiário de dinheiro desviado da Petrobras.
Documento apreendido no gabinete do ex-líder do governo no Senado Delcídio do Amaral (PT-MS) atribui ao ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró a revelação de que o chefe da Casa Civil recebeu “um grande aporte de recursos” para a campanha ao governo da Bahia, pelo PT, em 2006. O direcionamento dos recursos desviados teria ficado a cargo do então presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli. Naquele ano, Jaques Wagner conquistou o mandato de governador, sendo reeleito em 2010.
Em um mês em que a calmaria do recesso parlamentar deveria ajudar os aliados de Dilma na construção da defesa e na montagem de uma estratégia que barre o impedimento do seu mandato, o governo se volta na administração de mais uma crise interna. Esta semana também vazou uma troca de mensagens entre Wagner e o ex-presidente da construtora OAS Leo Pinheiro. O empresário é réu na Lava-Jato.
HOMEM DE CONFIANÇA?
Com os principais atores do governo derrubados ao longo dos últimos meses e sem um líder capaz de agregar a base aliada e melhorar a relação entre o Legislativo e o Executivo, Wagner vem atuando desde outubro como o homem de confiança de Dilma nas negociações na Câmara dos Deputados e no Senado. Antes de assumir a missão da tropa de choque do Palácio, “Galego”, como ele é chamado pela presidente, esteve à frente do Ministério da Defesa desde o início de 2015.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Agora vão começar a surgir os podres de Wagner, que é apenas mais um petista enriquecido ilicitamente. Vai ser divertido assistir à sua derrocada. (C.N.)

09 de janeiro de 2016
Hédio Ferreira Jr.
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário