"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 26 de dezembro de 2015

FALCÃO DIZ QUE PT NADA TEM A VER COM PROPINAS DE VACCARI



Falcão diz que PT não mandou Vaccari pedir propinas
O presidente do PT, Rui Falcão, afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que se o ex-tesoureiro da legenda João Vaccari Neto “solicitou ou recebeu” propina no esquema de corrupção da Petrobras, “não o fez em nome do partido”. Vaccari está preso na Operação Lava Jato sob suspeita de envolvimento no esquema de corrupção na Petrobras. Rui Falcão falou em depoimento à PF no dia 8 de dezembro, na condição de informante em um inquérito do STF (Supremo Tribunal Federal) que investiga se houve organização criminosa atuando na estatal.
O presidente da sigla saiu em defesa de Vaccari e disse que o considera “inocente”. O ex-tesoureiro está preso e foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo Falcão, Vaccari “tinha autorização do partido para solicitar e receber contribuições estritamente dentro dos marcos legais, que, portanto, se solicitou ou recebeu vantagem indevida não o fez em nome do partido”.
PT PAGA A DEFESA
O petista disse que o partido paga a defesa de Vaccari e admitiu que isso não é feito com todos. “Que o PT arca com os custos desta defesa pelo fato de que Vaccari continua a ser filiado ao partido. Que tem direito ao custeio de suas defesas os ex-dirigentes no exercício de suas atividades partidárias e em decorrência de funções delegadas pelo partido”, disse, segundo a PF.
Rui Falcão disse que o correligionário não foi expulso do partido porque “não houve transgressão estatutária”, sendo que pelo partido não há prova de que ele tenha praticado os crimes a ele atribuídos.
Questionado qual a motivação das empresas acusadas de ligação com a Lava Jato doarem para o partido, ele disse que isso ocorre porque a sigla “possui um bom projeto para o país” e que somente elas e que poderiam dizer.
MAIORES DOADORAS
Ele disse que as maiores doadoras foram “OAS, a Odebrecht, Queiroz Galvão, Camargo Correa, e UTC”, mas que também fizeram contribuições para o PSDB.
Aos investigadores, Rui Falcão também reforçou o discurso do ex-presidente Lula de que a Lava Jato tem o objetivo de criminalizar o PT.
“Que tal tentativa estaria sendo promovida por setores da mídia monopolizada e parte do aparelho do Estado capturado pela direita; Que indagado se gostaria de nomear os setores da mídia monopolizada e a parte do aparelho do Estado capturado pela direita, o Depoente disse preferir não mencioná-los”.
Para o presidente do PT, os objetivos destes segmentos seriam proscrever o partido o e desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff.
LULA ERA AMIGO
Também em depoimento à PF, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que investigações da Lava Jato envolvendo pessoas de seu governo são motivadas por três fatores: processo de transparência e aprimoramento dos órgãos de fiscalização e controle durante os governos do PT; imprensa livre; e a “um processo de criminalização do PT”.
Lula disse ainda que “não existe até o momento qualquer conclusão final deste apuratório”. Confirmou que tinha relação de amizade com Vaccari, e que recebeu informações de que o correligionário tinha uma “excelente” atuação na tesouraria do PT.
“Que todos os membros da Direção do partido, inclusive seu presidente, Rui Falcão, declararam a qualidade do trabalho desempenhado por Vaccari no comando da tesouraria do PT”, disse, segundo a PF.
Lula não acredita que Ricardo Pessoa, dono da UTC, tenha pagado propina a Vaccari e que José de Felippe Junior, ex-tesoureiro de sua campanha, tenha pedido doação não oficial de R$ 2,4 milhões. O petista afirmou que Pessoa pode ter feito as acusações para conseguir fechar um acordo  delação premiada e conquistar benefícios como a redução de pena.

26 de dezembro de 2015
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário