"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PT ESTUDA JEITINHO PARA BLINDAR LULA NA LAVA JATO.

Pode virar ministro das Relações Exteriores para ter foro privilegiado.


(Do Blog do Camarotti) Com o agravamento da crise política, passou a ser avaliada no Palácio do Planalto a possibilidade de nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um cargo de ministro do governo Dilma Rousseff. 
Essa tese já é defendida por alguns interlocutores de Dilma e do próprio Lula. O temor é que isso teria um efeito colateral: Dilma teria o seu poder presidencial completamente esvaziado.

Mas, para petistas, isso poderia garantir a governabilidade mínima para os próximos anos, por causa da capacidade de articulação política do ex-presidente. Ele tem mais trânsito com o Congresso e poderia fazer uma blindagem do governo.

Nesse cenário, os dois cargos considerados mais apropriados para Lula, avaliam petistas, são os ministérios das Relações Exteriores e o da Defesa. 
Isso porque comandam carreiras de Estado que seriam mais apropriadas para um ex-presidente. 
Caso passe a integrar o primeiro escalão, Lula também ganhará foro privilegiado – alguns petistas temem que o ex-presidente vire alvo da investigação da Operação Lava Jato.

07 de agosto de 2015
in coroneLeaks

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Um apedeuta no Ministério das Relações Exteriores... Além da impropriedade - para não dizer da esculhambação - as razões que levam a pensar a estupidez da estratégia, voltada apenas para dar fuga ao grande articulador de toda a esbórnia e corrupção que se plantou nesse país - seria de uma 'injustiça' inominável com os demais "cumpanheros" já enjaulados e outros na porta do presídio, só esperando um empurrãozinho.
Se já é incompreensível ao senso comum, que até o momento o ex-presidente continue numa redoma inexpugnável, fica mais difícil ainda que se pretenda blindá-lo com joguinhos políticos que desfiguram o incipiente esforço de uma verdadeira faxina.
m.americo

Nenhum comentário:

Postar um comentário