"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA JORGE SERRÃO...

"O Zé morre na cadeia sem delação", mas e se o Espírito Santo denunciar o nome do Pai e do Filho?


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

"O Zé morre na cadeia, mas o Zé não faz delação"Foi assim que o advogado Roberto Podval, que considera seu cliente uma vítima de perseguição política, avisou que José Dirceu de Oliveira e Silva não vai fazer acordo de "colaboração premiada" com o Ministério Público Federal. O silêncio forçado de Dirceu, no entanto, pode adiantar nada. Basta que a Força Tarefa da Lava Jato consulte, oficialmente, o que vem revelando a imprensa de Portugal sobre o escandaloso processo contra o falido grupo Espírito Santo.

Desde julho do ano passado, a partir da Operação Monte Branco, o Departamento Central de Investigação e Acção Penal de Portugal, investiga transferências ilegais entre gestores de fortuna, em um dos maiores escândalos globais de lavagem de dinheiro. Os portugueses falam, abertamente, que existe uma relação direta entre o escândalo de lá da terrinha e a Operação Lava Jato no Brasil. O banqueiro Ricardo Salgado teria sido um notório parceiro de negócios com José Dirceu, Luiz Inácio Lula da Silva e seus parceiros.

A coisa já está esquisita para o Espírito Santo, em Portugal. Breve, pode ficar feia para o Pai e o Filho, no Brasil. O perigo é que seja revelado em nome de quem, aqui no Brasil, tem dinheiro supostamente levado-lavado lá na quebrada instituição portuguesa. Nos bastidores do judiciário, avalia-se que a relação entre Lava Jato e Monte branco pode vir à tona com a CPI do BNDES - sobre a qual o PT não terá controle de manipulação. Em 25 de julho de 2014, o Alerta Total chamou na manchete: Petralhas temem que escândalo de lavagem de dinheiro no Banco Espírito Santo chegue ao “Pai e ao Filho”.

Enquanto isso, o pânico geral no PMDB é com as recentes atitudes de Fernando Soares e seus advogados. Conhecido como Baiano, ele teria cansado de ficar preso desde novembro. Por isso, deve fazer nesta sexta-feira mais uma reunião com os procuradores da Força Tarefa do MPF. Ele teria sido "abandonado" por seu advogado, o ilustre criminalista Nélio Machado. O defensor, simplesmente, não apresentou suas alegações finais em favor do cliente. Como não faz delação premiada, Machado espera que o Supremo Tribunal Federal resolva se sobe para sua competência, saindo da 13a Vara Federal, o caso de Baiano e de Nestor Cerveró, onde se toca no nome do presidente Eduardo Cunha como suposto beneficiário de esquemas da Lava Jato.

Só um imbecil não enxerga que a Petrobras – maior transnacional brasileira – foi usada pelo maior esquema de lavagem de dinheiro nunca antes visto na História do Brasil, com evidentes ramificações transnacionais. Só uma besta quadrada pode supor que o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, Paulo Duque (Serviços), Jorge Zelada e Nestor Cerveró (Internacional) agiram por conta própria, sem nenhum comando acima deles.

Tal fato chama atenção para outro absurdo já denunciado fartamente por investidores da Petrobras. Costa e Youssef podem ter tido ingerência sobre os fundos BB Millenium 6, Marte e Vênus. Suspeita-se que R$ 7 bilhões tenham virado pó nestas operações financeiras sob suspeita e alvos de inquéritos estranhamente arquivados pela Comissão de Valores Mobiliários. Paulo Roberto Costa foi preso por tentativa de destruição de provas...

O Pai, o Filho e as contas lá fora, no Espírito Santo, se forem investigadas, renderão muitas prisões. O problema é faltar vaga para o pagamento da penitencia... Mas, pelo menos, a maioria dos brasileiros demonstra que cansou de dizer amém para a tanta corrupção...

As panelas bateram forte ontem, e a pressão aumenta. A sociedade brasileira não aguenta mais pagar o alto preço cobrado pela corrupção sistêmica. Por isso, não basta "Fora, Dilma". A limpeza precisa ser ampla, sistêmica e irrestrita...

O cerco se aperta

O Ministério Público Federal denunciou o ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada e mais cinco pessoas por corrupção, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

O Juiz Sérgio Moro resolveu ontem que o ex-presidente da Eletronuclear Othon Pinheiro e o executivo afastado da Andrade Gutierrez Flavio Barra vão ficar presos em Curitiba por tempo indeterminado.

Suspeitos de participar de um esquema de pagamento de propina em obras da usina de Angra 3, os dois passaram do regime de prisão temporária para preventiva.

O Alto Comando da Marinha não teria criado obstáculos para a continuidade da detenção do Vice Almirante, ao contrário do que se especulava na quinta-feira de grande nervosismo no Brasil.

Lula vai para onde?


Cumpanheraço

Do Bolivar Lamounier, no facebook:

"Se Lula é o modelo de lealdade aos "cumpanhêro", é bom eles porem as barbas de molho, Ontem, reunido com uma turma do partido, ele pontificou que nem uma súbita recuperação da economia salva o PT; a diferença entre o mensalão e a crise atual - acrescentou -, é que aquele dizia respeito a um "projeto de poder", ao passo que agora "há indicios de enriquecimento pessoal". Nessa sentença, ele reconhece que o mensalão existiu mesmo, o que vinha negando - mas deixemos isso prá lá; interessante é a referência implícita ao José Dirceu. O Zé tá preso e o 'primeiro cumpanhero' faz o quê? Defende-o de maneira enfática? kkk. Lula deve ter discretamente se certificado de que sua fala chegaria à imprensa e tascou: "indicios de enriquecimento ilícito". Isso é o que os ingleses chamam de "add insult to injury" (insultar a quem já se encontra injuriado)".

Superação


The PT song - Pimentel


Ou seja: Pimentel no desgoverno dos outros não é refresco.

Ruindo e rindo



Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

07 de agosto de 2015
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário