"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

PROGRAMA DO PT DE HOJE TENTA RIDICULARIZAR OS PANELAÇOS


No programa partidário que vai ao ar em rede aberta na televisão na noite desta quinta-feira (6), o Partido dos Trabalhadores admite que o país vive uma crise econômica, afirma que o governo está trabalhando para contornar o problema e conclama os brasileiros a não deixar que ela se transforme em uma crise política, que “demora muito, e o sofrimento é imenso”.
Apresentado pelo ator global José de Abreu e com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente Dilma Rousseff e do presidente do PT, Rui Falcão, o programa termina com uma ironia aos panelaços, dizendo que o PT foi o partido “que mais encheu a panela dos brasileiros”.
No minuto final do programa, o PT tenta ridicularizar os panelaços e diz que não tem nada contra terem dado, nos últimos tempos, “uma nova utilidade às panelas” e que o partido está disposto a “ouvir, corrigir, melhorar”.
“Mas com as panelas, vamos fazer o que a gente mais sabe: enchê-las de comida e de esperança. Esse é o panelaço que gostamos de fazer pelo Brasil”, finaliza. 
CRISE INTERNACIONAL 
O PT defende que, no governo, evitou por seis anos que a crise internacional chegasse ao Brasil, que hoje o país vive “problemas passageiros na economia” e que há pessoas tentando se aproveitar disso para “criar uma crise política que poderia trazer efeitos bem piores do que uma crise econômica”. E conclama o cidadão para evitar que isso ocorra: “Hoje, há uma pessoa capaz de evitar uma grave crise política no país: você”.
O presidente do PT, Rui Falcão, afirma que a crise econômica está em toda parte, e que os que tentam restringir o problema ao Brasil querem “enfraquecer o governo e tumultuar a política”.
“Aos que não concordam com derrota nas urnas, só pedimos uma coisa: juízo, pois o povo saberá defender a grande conquista de todos os brasileiros: a nova nova e vibrante democracia”, diz.
O programa petista cita medidas tomadas nos últimos anos pelo governo -como redução de tributos incidentes sobre folha de pagamento, cesta básica, veículos e eletrodomésticos- e afirma que o Brasil venceu crises mais graves “porque não deixamos que se transformassem em crises políticas”. 
ERRAR FEIO… 
O PT diz que programas como Bolsa Família, Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida, Fies e Prouni fazem pressão nas contas públicas, e questiona: “Mas será que o governo errou ao tentar de todas as maneiras evitar que a crise arrombasse a porta dos brasileiros? Aqui para nós, não é melhor a gente não acertar em cheio, tentando fazer o bem, do que errar feio, fazendo o mal?”.
Ainda no programa, o partido admite que alguns números do Brasil atualmente “não são os melhores”, mas diz que, antes, o mesmo governo produzia bons números, e os recorda, não como “saudosismo, mas como prova de que podemos fazer igual, ou melhor”, enumerando recordes de exportação, financiamento imobiliário e crescimento do emprego formal, dos salários e da produção no campo e a redução da pobreza e do desmatamento.
Para combater os números ruins, diz que o governo reparte esforços, corta despesas e amplia investimentos em logística, agricultura familiar e proteção ao emprego.
Ao falar dos riscos de se entrar em uma crise política, afirma que ela demora muito para acabar, citando os 21 anos da ditadura, e volta a se dirigir ao cidadão: “Não se deixe enganar pelos que só pensam em si mesmos”, mostrando as imagens dos parlamentares de oposição.

07 de agosto de 2015
Deu na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário