"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

EM MENOS DE UMA HORA, PANELAÇO E O ASSUNTO MAIS COMENTADO DO TWITTER

O #PANELAÇO TAMBÉM VIROU O 7º ASSUNTO MAIS COMENTADO DO MUNDO


VÍDEO COMPARTILHADO NO TWITTER DURANTE O "PANELAÇO" CONTRA O PROGRAMA PARTIDÁRIO DO PT, NA NOITE DESTA QUINTA-FEIRA. FOTO: CAPTURA/TWITTER


No dia em que o instituto Datafolha revelou que a presidente Dilma é, oficialmente, a governante mais rejeitada desde o fim da ditadura militar, o "panelaço" programado nas redes sociais durante o programa partidário do PT, às 20h30 desta quinta-feira (6), foi um sucesso. 
Pelo menos nas redes sociais. Milhares de internautas manifestaram suas frustrações a favor e contra o "#panelaço", fazendo dele o assunto espontaneamente mais comentado da rede social no Brasil.

Segundo o site Topsy, a maior ferramenta de análise de assuntos no Twitter, mais de 33 mil 'tweets' foram escritos em menos de uma hora sobre o panelaço. 
Muitas das mensagens também continham vídeos e fotos, mostrando as diferentes manifestações em diversas cidades do Brasil. Vídeos de Petrópolis (RJ), Santos (SP), Guará (DF), além de quase todas as capitais do País, inundaram os tweets e posts com menções ao programa do PT, Dilma e o ex-presidente Lula, o "coprotagonista" do programa desta noite.

#Panelaço vs. #ComPTpeloBrasil

A revista Veja e o jornal Estado de S.Paulo divulgaram uma comparação entre o #panelaço e uma outra "hashtag", #ComPTpeloBrasil, introduzido por apoiadores do partido para fazer oposição à manifestação. 
O problema é que não houve competição. Ambos os veículos utilizaram a mesma ferramenta, o "Reverb", que compara o alcance minuto a minuto de um assunto específico. No entanto, o #ComPTpeloBrasil virou motivo de chacota no Twitter e ganhou destaque como um assunto de apoio ao #panelaço, segundo essa ferramenta de análise.

Veja nas fotos abaixo que a comparação entre os dois tweets mais comentados com as hashtags deveriam competir. São, na verdade, ambos críticos ao governo Dilma, segundo o Reverb.


ANÁLISE DO REVERB SOBRE O PANELAÇO: OPOSTOS, MAS ALIADOS. FOTO: DIÁRIO DO PODER


Análise do Reverb foi realizada durante os primeiros minutos do programa partidário do PT, que durou apenas 10 minutos. A repercussão nas redes sociais cresceu após o final do programa. Às 22h, pouco mais de uma hora após a inserção petista, as menções do #panelaço superaram a marca das 55mil.

Virou piada

Apesar de toda controvérsia que cerca o assunto, os internautas sempre conseguem se divertir. Veja abaixo uma pequena seleção de alguns dos tweets mais divertidos do #panelaço:

“o panelaço mais triste do mundo, todo mundo com panela depressão”

“Estudos comprovam que ser contra o panelaço não significa apoiar o governo. Me façam um brigadeiro nela. Obrigado.”

“Minha alegria é que nesse #panelaço, boa parte da internet já postou a frase "quero ver votar direito". Evoluímos”

“Já estou sentindo os efeitos do progresso pós-panelaço até minha pele melhorou”

“Faltando pouco menos de um ano para as olimpíadas Tramontina patrocina novo esporte brasileiro: o #panelaço”

“Vai lá estragar as panelas da sua mãe, vai... #panelaco”

"Os alunos da Sonserina estão fazendo #panelaço contra o @ProfessorDum, para que ele pare de dar pontos pra Grifinória."

“O panelaço aqui ta em ritmo, abri a janela pq achei q era escola de samba”

“#Panelaço, Buzinaço, Foguetório, Festança, parece que ganhamos a Copa de 70! #ForaCorruPTos”

“Cliquei em #panelaço no TT e me arrependi amargamente, difícil ler tudo sem sentir vontade de dar uma vomitadinha.”


07 de agosto de 2015
Tiago de Vasconcelos
in diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário