"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 20 de junho de 2015

GRANDE NOVIDADE: A "EMPRESA" SETE BRASIL PODE QUEBRAR...



Quem vê a propaganda até pensa que a coisa é séria
O ex-presidente do Conselho de Administração da Sete Brasil, Newton Carneiro da Cunha, afirmou na CPI da Petrobras que a empresa vai quebrar caso não se concretize a injeção de US$ 4 bilhões prevista em acordo de sócios e credores.
Para ele, a Sete Brasil foi “vítima” da corrupção. Cunha declarou não ter tomado conhecimento dos pagamentos de propina a dirigentes da empresa, relatada pelo ex-diretor Pedro Barusco, delator da Operação Lava Jato.
A Sete Brasil é uma empresa criada com o apoio da Petrobras para viabilizar a construção, no Brasil, de sondas de perfuração usadas na exploração do petróleo no pré-sal. Após o envolvimento da empresa nas denúncias de corrupção, os projetos entraram em crise por falta de recursos e houve paralisação da construção das sondas.
“Se não houver o empréstimo, haverá a quebra da empresa e todos nós vamos perder, tanto a Petros, os investidores e os trabalhadores que perderão o emprego”, afirmou, durante depoimento à CPI da Petrobras na Câmara.
Cunha também havia ocupado a diretoria da Petros, fundo de pensão dos trabalhadores da Petrobras, que é um dos acionistas da Sete Brasil.
SONDAS PARALISADAS
Na avaliação dele, a injeção de recursos vai permitir a retomada das sondas paralisadas. “Certamente as [sondas] paradas retomariam a construção, dando uma perspectiva de continuidade da empresa, para todos nós investidores é o que queremos. A perspectiva de recebimento dos investidores continua presente e para o país é de fundamental importância”, disse à comissão.
Segundo ele, as investigações internas feitas pela Sete Brasil não detectaram a corrupção apontada por Barusco. “Nas apurações realizadas não ficou evidenciado absolutamente nada”, disse o executivo.
De acordo com Barusco, empreiteiras pagaram comissões a ele e ao então presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz.
Também ouvido pela CPI, Ferraz compareceu munido de um habeas corpus concedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que lhe deu o direito de ficar calado. Por isso, não respondeu às perguntas dos parlamentares e não comentou as acusações do recebimento de propina.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Parodiando Caetano Veloso, pode-se dizer que a falência da Sete Brasil é a coisa mais certa de todas as coisas. É uma empresa de papel, não existe, nunca existiu, não tem ativos e acumula passivos. Foi criada para “terceirizar” a construção de sondas para explorar o pré-sal, como se a Petrobras precisasse desse tipo de intermediação, que só faz aumentar os custos. Os estaleiros foram contratatados pela Sete Brasil para fabricar as sondas, e a “empresa” não tem dinheiro para pagar. É um escândalo dentro do outro escândalo, mostrando a que ponto chegou a corrupção na Petrobras e no governo brasileiro. (C.N.)

20 de junho de 2015
Aguirre Talento
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário