"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 14 de junho de 2015

BRASIL NÃO TEM ESTATÍSTICA CONFIÁVEL SOBRE CRIMES DE MENORES



No Brasil, apenas 8% dos homicídios são solucionados

















A simples busca na internet com as palavras “menores”, “homicídios” e “EUA”, em inglês, leva a uma página do governo americano repleta de dados e análises. O site informa que jovens com menos de 18 anos estiveram envolvidos em 7% dos assassinatos com autoria conhecida em 2012. Traz ainda uma série histórica e fornece detalhes como o horário em que menores são mais propensos a cometer crimes.
A abundância de informações contrasta com a situação do Brasil. Segundo especialistas em criminalidade, a falta de evidências dificulta a formulação de políticas de segurança no país e turva debates como o da eventual eficácia de se reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos.
“A gente nunca se preocupou com esse tema [homicídio], a ponto de não ter uma base de dados nacional sobre isso”, diz o sociólogo Arthur Trindade, secretário de Segurança do Distrito Federal.
“Debates como o da redução de maioridade penal acabam sendo norteados por convicções ideológicas ou até religiosas”, diz o economista Rodrigo Soares, da FGV (Fundação Getulio Vargas).
PELO MUNDO
Além dos EUA, há outros países que possuem números que permitem, pelo menos, dimensionar a participação de menores em crimes.
Na Inglaterra e no País de Gales, adolescentes de 10 a 17 anos cometeram 18% dos crimes de “violência contra a pessoa”, com autoria conhecida, entre 2009 e 2010.
No Uruguai, a participação de menores em homicídios com autores identificados é monitorada anualmente (foi de 17% em 2013).
Pesquisadores de criminalidade no Brasil relatam barreiras para ter acesso a dados. “Muitas vezes, solicitamos dados triviais e, mesmo assim, a restrição é assustadora”, diz Rodrigo Soares, da FGV.
A opinião é compartilhada pelo sociólogo Julio Jacobo, autor do Mapa da Violência, publicado pela Flacso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais): “Apesar da Lei de Acesso à Informação, o acesso a dados no Brasil está cada vez mais difícil”.
USO POLÍTICO
Para especialistas, os governos estaduais resistem em divulgar números ligados à violência por temerem o uso político dessas estatísticas. Além disso, a falta de padronização na coleta nos Estados impede a consolidação de dados nacionais.
Outra dificuldade para obter estatísticas confiáveis no Brasil é o baixo índice de esclarecimento dos crimes.
Segundo o vice-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, apenas cerca de 8% dos homicídios são solucionados no país – o que pode distorcer as conclusões. Isso impede, por exemplo, que se saiba como tem evoluído a participação de menores em crimes e o que torna o jovem mais propenso a se envolver em delitos graves.

14 e junho de 2015
Erica Fraga e Reynaldo Turollo Jr.
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário