"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

RECORDE ABSOLUTO: ROMBO NAS CONTAS EXTERNAS CHEGA A US$ 90 BILHÕES

 




As operações do Brasil com resto do mundo registraram o maior deficit da história. O rombo chegou a US$ 90,9 bilhões, o que equivale a 4,17% do Produto Interno Bruto (PIB). As transações correntes incluem a balança comercial, a conta de serviços e outras remessas de rendas dos brasileiros e empresas para fora do país.

Com isso, o Brasil permanece sendo o país mais emergente com maior rombo na conta externa, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O problema dessa conta negativa é que, à medida que mais capitais deixam o país, o Brasil se torna mais vulnerável à choques externos. Em 2015, os Estados Unidos devem começar a elevar os juros básicos da economia.

Com isso, diversos investidores que têm aplicações em países emergentes como o Brasil devem bater em retirada e aportar seus recursos nos Estados Unidos, para lucrar com os juros maiores e reduzir o risco de seus investimentos.

26 de janeiro de 2015
Antonio Temóteo
Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário