"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

DIÁRIO DA DILMA

 

Quem primeiro se queixa foi quem atirou a ameixa


1º de dezembro - Tô adorando esse Joaquim Levy. Pedi para ele fazer minhas compras de Natal e economizei 35% em relação ao ano passado.
Recebi a Luiza Trajano no meu gabinete. Combinamos nosso Réveillon. Ela disse que me separará um lindo vestidinho branco do Magazine Luiza para entrarmos o ano juntas. Uma uva, ela.
 
2 de dezembro - Os manifestantes diferenciados largaram a avenida Paulista e vieram protestar no Congresso. Trouxeram o Lobão a tiracolo. Daqui a pouco estão abrindo uma pizzaria D.O.C. aqui. Oba.
O clima ficou tenso. Aquele espantalho do Agripino Maia resolveu me enfrentar no projeto de lei que altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias. Olhei bem nos olhos do caboclo e soltei: Eu sou a diretriz orçamentária. Que fique claro. Em seguida, guardei meu cotó no coldre imaginário de couro.
 
3 de dezembro - Esse Laércio agora vem dizer que o Congresso está de cócoras. Passou recibo. Quem primeiro se queixa foi quem atirou a ameixa.
 
4 de dezembro - E a mamãe Noel aqui assinou convênios para liberar 3,24 bilhões de reais pro Geraldo Alckmin manter aqueles manifestantes em São Paulo. Menos mal que, mais dia, menos dia, não poderão mais tomar banho. Coxinha morre de vergonha de aparecer suado. Acham que confunde com pobre.
 
5 de dezembro - Marcaram uma Cúpula Extraordinária da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) só pra podermos fazer nosso amigo-oculto. Achei fofo.

6 de dezembro - Não me bastava vigiar 39 ministros, agora tenho que vigiar irmão de ministro? Não é que aquele Negromonte e o tal do Neurer têm uns irmãos bem suspeitos? Gente desclassificada!
 
7 de dezembro - Ainda bem que o Palmeiras escapou do rebaixamento. Se caísse, lá vinha o Serra dizer que era mais um descalabro do meu governo. Esse vampiro não deixa escapar nada.
 
8 de dezembro - Fui citada num episódio do seriado The Newsroom. Mandei um recado para a oposição entrar na Justiça exigindo que o Laércio seja citado no meu lugar. Isso está ficando cada vez mais divertido.
Cometi a besteira de dizer que estava aberta ao diálogo e tive que receber os representantes das centrais sindicais. A reunião durou dois meses de 31 dias. Ô, povinho prolixo.
 
9 de dezembro - O Janot pirou? Aquela mosca-morta resolveu dar uma de macho pra cima de moi? Não vem não, violão! Só tiro a Gracinha na hora que eu quiser! Já basta o Lula me dando ordens.
 
10 de dezembro - No meio desse tiroteio todo, fiquei comovida com o relatório da Comissão da Verdade. Chorei mesmo. Minha vida estava ali. Fiquei melancólica.
Bolsonaro, pode esperar, a tua hora vai chegar.
 
11 de dezembro - “Meu sonho talvez seja morrer bem gordo, sentado numa praça, comendo sem culpa. É, rindo e comendo doces. Tem a ver com desapego pessoal”, disse aquele pedaço de mau caminho chamado Alexandre Nero para a revista Claudia. Temos muito em comum. Vou mandar um brigadeiro de presente para ele.
 
12 de dezembro - Já não bastava a desconfiança do mercado, a austeridade econômica e a crise do euro. Agora a Unimed me sai do Fluminense. Que esse 2014 termine logo!
Hoje é sexta-feira. Não consigo imaginar programa melhor do que visitar Piraí acompanhada do Pezão. Ueba.
 
13 de dezembro - Já estava prestes a renovar meu guarda-roupa de praia quando o Levy veio me dizer que é melhor fazer isso depois de março, quando ninguém mais quer comprar biquíni. As coisas que esse homem está me ensinando!
 
14 de dezembro - Parabéns para mim, nessa data querida. Escolhi o Peixonauta como tema da minha festa de aniversário. Alugamos pula-pula, piscina de bolinhas e a Kátia Abreu fez esculturas com bexigas.
 
15 de dezembro - Às 19h30, lá estava eu no SGAN (Quadra 601 – Módulo K) para a solenidade de posse da Diretoria e Conselho Fiscal eleitos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – triênio 2014–17. Como eu amo ser presidenta.
Raios, só agora me dei conta de que esqueci de convidar a Ideli para o meu niver. Dizem que ela chegou a comprar uma fantasia de agente especial da O.S.T.R.A., com relógio-comunicador e tudo. E agora?
 
17 de dezembro = Hoje tem almoço de confraternização com os oficiais-generais das Forças Armadas. Estou ressabiada. Vou pedir para esse ministro das Relações Exteriores provar a comida antes de mim. Se acontecer alguma coisa, ninguém sentirá muito a falta dele.
Cuba e Estados Unidos fizeram as pazes e o pessoal aqui reclama da minha amizade recente com a Kátia Abreu. É muito provincianismo.
 
18 de dezembro - Eike Batista ficou pobre e a Xuxa ficou desempregada. Nenhum numerólogo previu o ocaso da letra X em 2014.
Que fofo está o príncipe George! Ele me parecia enjoadinho, talvez por causa daquele nariz da família, mas melhorou muito. Lindinho nas fotos de Natal. Uma roupinha que só inglês sabe vestir. Berço é berço, não tem jeito.
 
19 de dezembro - Eu até achei que um dia viveria para ver Cuba e Estados Unidos ficarem miguxos. Mas confesso que não acreditei que esses olhinhos de Deus veriam a despedida de Sarney.
 
20 de dezembro - Tirei a Ideli da organização da ceia de Réveillon. A Abin veio me informar que a beata queria servir ovo de codorna com molho rosé. Já não me bastava o Petrolão?
 
21 de dezembro - O que é essa dieta Ravenna? Tudo de bom! Perdi 4 quilos. Estava meio desconfiada porque o médico é argentino, mas a Erenice tinha razão: é mi-la-gro-so. Não tenho mais a desculpa da campanha: agora é rumo aos 12 quilos.
 
22 de dezembro - Estou me escondendo do Lula. Sujeito chato! Quer me empurrar ministros goela abaixo o tempo todo com o olho lá em 2018. Outro dia imitei a voz da titia e disse que eu não estava. Não sei se colou. Mas não estou em posição de discutir. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.
 
23 de dezembro - Baixei um joguinho chamado QuizUp no meu smartphone. Minha produtividade foi pro brejo. Respondi a tantos quizzes sobre o Alexandre Nero que fiquei com calo no dedo.
 
24 de dezembro - Quem diria que eu ia sentir saudade do Gilbertinho... estou um pouco boiando nessa Lava Jato. É pau e pedra pra todo lado, não consigo acompanhar. E ainda apareceu aquela moça veneno pra dizer que avisou todo mundo dos malfeitos. Acho uma graça! Agora, todo mundo sabia de tudo, avisou todo mundo, e não tem nada a ver com isso.
É como diz aquele rapaz: Ô, raça!

 
25 de dezembro - Gracinha continua tão no fundo do poço que a chamei para almoçar aqui em casa. Ela veio e trouxe presentes: uma caixa de bombom pra mamãe, um perfume Boticário pra titia e ações da Petrobras pra mim. Choramos juntas.
 
27 de dezembro - Ganhei uma amostra grátis de BB Cream e achei o máximo. Quecoisa boa! Hidrata, dá cor e protege do sol. O que não faz uma boa propaganda! Já comprei dois tubos. Mas só depois de fazer o credi-Raia, uma sugestão do Levy. Economizei 12 reais! O homem é mágico!
 
31 de dezembro - O cerimonial da posse fez questão de lavar o Rolls-Royce presidencial num lava a jato do posto Petrobras. Estou cercada de amadores por todos os lados. Vou encher a cara nessa virada de ano. Dane-se a dieta Ravenna.

26 de janeiro de 2015
in Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário