"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ERA TUDO MENTIRA E AGORA LEVY QUER ACABAR COM SEGURO-DESEMPREGO



Levy considera ultrapassado o seguro-desemprego
 
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta sexta-feira (23) que o atual modelo de auxílio-desemprego do país está “completamente ultrapassado”. A declaração foi dada em entrevista ao jornal “Financial Times”, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Em inglês, Levy utilizou a expressão “out-of-date” (em tradução livre, obsoleto ou ultrapassado) para se referir ao sistema de benefícios previdenciários. Ele citou a necessidade de “livrar-se de subsídios e ajustar os preços” como providências imediatas de sua política fiscal.

No fim do ano passado, o acesso a auxílios previdenciários como pensão por morte e seguro-desemprego ficou mais rigoroso após a edição de medidas provisórias. A medida pode ser considerada uma “minirreforma previdenciária”, parte do pacote do “período de austeridade” anunciado pelo ministro.

As novas regras para a obtenção do seguro-desemprego passam a valer a partir de março e podem restringir o acesso de mais de 2 milhões de trabalhadores, segundo cálculo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em nota, o Ministério da Fazenda afirmou que a observação de Levy sobre a legislação do seguro-desemprego “teve como objetivo ampliar o debate pela modernização das regras desse benefício diante das transformações do mercado trabalho nos últimos 12 anos”.

CRESCIMENTO ECONÔMICO

Levy também reconheceu que o período de ajuste pode impactar no crescimento econômico. “Acredito que a economia parada não pode ser descartada como uma possibilidade, embora o PIB no Brasil seja resiliente”, afirmou à publicação.

Ainda sobre a política de cortes e ajuste fiscal, o ministro acrescentou que “assim que sua equipe colocar a casa em ordem, a reação será positiva”, referindo-se à necessidade de estimular a demanda e resgatar a confiança do mercado. Ele reconheceu, contudo, que as medidas anticíclicas têm suas limitações.

O ministro disse também que acredita que suas reformas estão em linha com as tendências internacionais, em particular as políticas para estimular a economia nos Estados Unidos e na China. “O mundo está mudando e é hora de o Brasil mudar”, afirmou.

SOBRE A PRESIDENTE

Levy afirmou, ainda, que considera a presidente Dilma Rousseff uma pessoa “muito decidida e que entende suas escolhas”.
O ministro disse ao jornal britânico que não está sozinho no governo, argumentando que outras reformas estão sendo feitas em outros ministérios do segundo mandato da petista, como de Energia e Agricultura.

###

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGO que Dilma dizia na campanha, por sugestão do marqueteiro João Santana, que se tornou a maior autoridade do governo, era tudo mentira, conforme se depreende das declaração do gênio Joaquim Levy. (C.N.)

26 de janeiro de 2015
Deu no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário