"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CAIADO QUER CÓPIA DE DEPOIMENTO SOBRE PROPINA NEGOCIADA POR LULA

           


O líder da Oposição no Congresso Nacional, senador eleito Ronaldo Caiado (Democratas-GO), anunciou que vai pedir o conteúdo do depoimento dado por Miguel Horta e Costa, ex-presidente da Portugal Telecom, investigado em seu país pelo pagamento de de € 2,6 milhões (euros) em propina ao PT mediante negociação com o então presidente Lula.

O depoimento foi feito no dia 9 de janeiro no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) português, onde Horta e Costa é investigado por “corrupção no comércio internacional”. No Brasil, a Polícia Federal abriu um inquérito mantido em sigilo e chegou a pedir às autoridades portuguesas uma cópia do depoimento, que já teria sido entregue, segundo reportagem do jornal O Globo desta sexta-feira (23/01). Caso não tenha acesso ao material aqui no país, Caiado informou a intenção de criar uma comissão externa no Senado para acompanhar as investigações no país lusitano.

“Vamos agir em duas frentes: primeiro vou solicitar ao procurador Rodrigo Janot o envio de informações sobre o depoimento do ex-executivo da Portugal Telecom. Se ele não teve acesso ao processo que corre em Portugal, então nós vamos propor a criação de uma comissão externa do Senado para ir lá acompanhar o processo. Precisamos fechar o cerco que não se concluiu com a investigação do Mensalão”, explicou o democrata.

MARCOS VALÉRIO

O democrata se refere a uma afirmação feita por Marcos Valério em 2012, de que a Portugal Telecom financiou o PT durante o Governo Lula em troca de uma facilidade na compra da Telemig. O dinheiro, de acordo com o publicitário mensaleiro, teria sido negociado diretamente entre o então presidente Lula e o então presidente da empresa portuguesa em encontro no Palácio do Planalto.

“Assim como o Petrolão só começou a ser desvendado após o Ministério Público holandês investigar propinas pagas à Petrobras, este caso da Portugal Telecom pode nos trazer informações cruciais que levem ao grande operador dos esquemas de propina, roubo ao dinheiro público e financiamento ilegal de campanhas milionárias do PT”, afirmou o senador.

Ainda de acordo com Marcos Valério, a transferência do dinheiro seria feita por uma fornecedora da Portugal Telecom em Macau (China) para a conta de publicitários que prestavam serviços de campanhas do PT. Valério citou uma viagem realizada por ele e seu ex-advogado, Rogério Tolentino, a Portugal, em 2005, como prova da existência do acordo.

###

 NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O assunto é explosivo e merece ter ampla repercussão. Faz sucesso na internet uma reportagem da TV portuguesa “TVI 24″ informando que Lula estaria sendo investigado por autoridades de Portugal em razão de um suposto suborno de 2 milhões de euros que teria sido pago por Miguel Horta e Costa, então presidente da Portugal Telecom, para financiar o PT. É isso que Caiado quer saber, em detalhes. (C.N.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário