"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

SELEÇÃO PADRÁO DILMA, GOVERNO PADRÁO SCOLARI


Ilustração do excelente desenhista, ilustrador e cartunista Spacca,  publicado no site Mídia Sem Máscara que resume bem a tal "pátria em chuteiras".
 
Acredito que os especialistas estão cobertos de razão : álcool não faz bem para os miolos. O presidente no paralelo Luiz Inácio da Silva depois de duas inteligentíssimas opiniões, a primeira sobre a excelência da grama dos estádios que estaria prejudicando os jogadores estrangeiros e a segunda de que seria uma copa para argentino nenhum colocar defeito, recolheu-se à sua cobertura em São Bernardo do Campo e fechou a matraca. Não se sabe se por muito tempo, infelizmente.
 
Metido a entender de tudo, de unha encravada a futebol, de macroeconomia a enriquecimento de urânio, de aquecimento global à política monetária, Lula bem que poderia silenciar até o final da copa. Depois, sim, que percorra o país contando as bravatas de sempre a troco de votos dos brasileiros que passaram os anos dos governos petistas sendo submetidos à lavagem cerebral e aos trocados do bolsa-família.
 
E vai ter que se esforçar muito, pois sua candidata está descendo ladeira abaixo nas pesquisas. Sem carisma e não dizendo coisa com coisa, a presidente Dilma Rousseff chegou a um nível de rejeição que – dizem os analistas de pesquisas  –  será de difícil recuperação.  A entrevista concedida por Dilma à jornalista Renata Lo Prete do canal Globo News deveria ser acompanhada por um tradutor, pois o idioma utilizado pela presidente não tinha qualquer semelhança com a língua que se fala no Brasil.
 
A rigor, as respostas de Dilma não tinham qualquer sentido. A falta de nexo do falatório da presidente dava a impressão de que a entrevista se realizava em outro planeta. Lamentavelmente, Dilma é incapaz de construir uma frase com sujeito, predicado e objeto que tenha algum nexo. A falta de conexão entre os dois neurônios presidenciais desestimula o interesse de uma criança pelos estudos.
 
O Brasil está pelas tabelas: o setor produtivo está perdendo a capacidade de se reinventar face a uma carga tributária obscena; o capital financeiro vive às turras com uma política monetária que não se sustenta por si só; o mercado está naquele dilema; se ficar o bicho come, se correr o bicho pega; a inflação assombra; o consumo derrapa com o aumento dos preços nas gôndolas dos supermercados e os juros alcançam patamares irreconciliáveis com o poder de compra dos brasileiros. Enfim, estamos na beira do precipício.
 
Para piorar a situação, o homem do povo está com a autoestima lá em baixo com o vexame e a humilhação de um selecionado medíocre, dirigido por um técnico padrão Dilma. O legado da copa, investimentos feitos a preços indecentes e desonestos com arenas de futebol não vai legar coisíssima nenhuma ao contribuinte. =ais uma balela de um governo esquizofrênico, que pensava fazer uso do futebol para, lá na frente, em outubro próximo, conseguir votos e vencer as eleições.
 
Na próxima semana, com o encerramento da copa, o país volta a ser o que sempre foi: refém de políticos corruptos, de fora e dentro do governo. A euforia inicial pela conquista da copa, depois de duas derrotas acachapantes do selecionado de Felipão, o brasileiro vai cair na real e perceber que acabou o circo e faltará o pão.
 
Ao acompanhar as entrevistas do treinador após os jogos, constata-se que Felipão tem tudo para fazer parte do governo petista. Para o técnico, o Brasil sempre jogou bem, seus jogadores se aplicaram ao máximo e se saíram bem até a pane dos seis minutos contra a Alemanha.
 
Por outro lado, ficou provado que a tal pane durou até o final da partida contra a Holanda. Embora em outro contexto, ao ouvir Felipão, era como se eu escutasse a voz do Lula falando como foram ótimos seus dois governos e como eram aplicados e bom de jogo seus auxiliares José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e João Paulo Cunha.
 
Felipão, Lula e Dilma têm muito mais em comum do que se imagina. Ao observar o ar intelectual do auxiliar Murtosa eu me remetia, quase que por compulsão, às caras e bocas de Erenice Guerra, a auxiliar de Dilma na direção da Casa Civil. Caso desse uma pequena aparada no bigode, a semelhança física entre Murtosa e Erenice poderia confundir os menos avisados.
 
Além da mediocridade, acumulada com a arrogância e a enganação, os que dirigem o selecionado brasileiro estão bem próximos dos que dirigem o Brasil. Seleção e governo, um é a cara do outro. Sem tirar, nem pôr. 
 
14 de julho de 2014
Nilson Borges Filho, é mestre, doutor e pós-doutor em direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário