"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

JOAQUIM BARBOSA JÁ TEM MAIS DE 20 MIL SEGUIDORES NO TWITTER

 
Danilo Verpa-9.dez.2013/Folhapress


O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, irá tirar férias entre 14 e 31 de julho. Neste período, o vice-presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, ficará responsável pelos processos em andamento.

Na semana passada, o ministro criou uma conta no Twitter com o perfil @joaquimboficial e desde então vem dando opiniões sobre a Copa do Mundo. Nesta quarta-feira, Barbosa elogiou a vitória da Argentina sobre a Holanda nos pênaltis. “Saudável sobrevida latino-americana na Copa!”, escreveu o ministro, que já tem mais de 20 mil seguidores na rede social.

No fim de maio, Barbosa anunciou sua aposentadoria do STF, que estava marcada para julho. Na semana passada, no entanto, o ministro pediu o adiamento de sua saída para o dia 6 de agosto. A explicação dada é de que a transição para a equipe de Ricardo Lewandowski, que assumirá a presidência do tribunal, estaria sendo feita “às pressas”, já que julho é mês de recesso do Judiciário.

TRANSIÇÃO

De acordo com a assessoria de imprensa, mesmo tendo pedido adiamento da aposentadoria para facilitar a transição, o ministro pode tirar férias porque o processo é conduzido pela sua equipe de confiança.

Assim que retornar, Barbosa deverá presidir mais uma sessão da Corte, marcada para o dia 1º de agosto. O ministro já se despediu do cargo na semana passada quando presidiu o que seria sua última sessão.
Na ocasião, ele disse que seria um cidadão qualquer, “absolutamente livre para tomar posições que entender necessárias e apropriadas”.

Barbosa poderia permanecer até 2024, quando completará 70 anos, idade em que os ministros são obrigados a deixar o cargo. Ao se aposentar, Barbosa vai receber o salário integral de R$ 29,4 mil, segundo assessores.

14 de julho de 2014
Deu na Folha da Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário