"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

POLÍTICA DO COTIDIANO, DO JORNALISTA CLAUDIO HUMBERTO

“Chega de gambiarras e pandoras”
Luiz Pitiman (PSDB), candidato ao governo do DF, criticando “políticos profissionais”

PLANALTO BRECA CONGRESSO

O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) se reuniu ontem com o presidente da Câmara, Henrique Alves (RN), e o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ), tentando “dar férias” logo aos deputados e evitar votações que rendam novas derrotas a Dilma. O Planalto teme não conseguir impedir a base aliada de aprovar projetos com forte apelo eleitoral, mas que impliquem em gastos ao governo federal.

PAUTA BOMBA

Dentre as matérias que preocupam o Planalto está o aumento para 2% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), articulado pelo PMDB.

DESPRESTÍGIO

Líderes aliados ficaram irritados com a sensação de que estavam sendo levados no bico pelo ministro da Articulação, Ricardo Berzoini,

QUEM RESOLVE

Enquanto perdiam tempo com Berzoini, os líderes viram Henrique Alves e Eduardo Cunha decidindo tudo com Aloizio Mercadante.

PAROU GERAL

Henrique Alves prometeu a Mercadante que só haverá esforço concentrado em uma semana em agosto e outra em setembro.

ESQUECIMENTO

Em meio a processo que responde no conselho de ética por quebra de decoro parlamentar, acusado de manter relações promíscuas com o doleiro Alberto Youssef, o deputado André Vargas (ex-PT-PR) circula na Câmara dos Deputados, como aconteceu ontem, saboreando o progressivo esquecimento do escândalo de corrupção que protagonizou. Age como se nada tivesse acontecido.

PARCERIA

Vargas é acusado de fazer negócios e lobby para o doleiro Alberto Youssef, que ontem teve nova prisão preventiva decretada.

SEPARAÇÃO CONVENIENTE

Apesar de oficialmente desligado do PT, o deputado André Vargas continua muito influente no governo e na bancada do ex-partido.

COBERTURA

O centro de mídia montado em Brasília, durante a Copa, foi utilizado por mais de 1.400 jornalistas, dos quais 433 eram estrangeiros.

GOLEADA

Após paciente espera, o advogado Bruno Dantas foi finalmente aprovado pela Câmara dos Deputados, por 270x7 votos, para o cargo de ministro do TCU. Foi indicado pelo Senado.

ELEIÇÃO VERGONHOSA

O presidente da Fecomércio-RJ, Orlando Diniz, único candidato de oposição à presidência da Confederação Nacional do Comércio, deve ser impugnado pelo rival, Antonio Santos, presidente há 34 anos. Que julgará a impugnação e eventuais recursos. Sem efeito suspensivo.

CAMPO MINADO

A presidente Dilma convidou o senador Eunício Oliveira para o almoço com os presidentes dos Brics, em Fortaleza. Queria saber como anda o ambiente no PMDB. A resposta dele: “péssimo”.

DIREITA RAIVOSA

Tem gente, até no Congresso, que acha Vladimir Putin um “comunista”. Na verdade, entre o antigo regime e o presidente direitista russo, só há em comum o autoritarismo, a truculência e a ojeriza à Democracia.

PARTIU PRA BRIGA

O PV ameaça entrar com processo por crime de desobediência contra o presidente da Câmara, Henrique Alves, a quem acusa de protelar há um mês a posse de Denilson Teixeira (MG), determinada pelo STF.

TOMANDO AS RÉDEAS

Com objetivo de retomar as rédeas do PMDB, o vice-presidente da República e candidato à reeleição Michel Temer assumirá nesta quarta-feira comando nacional do PMDB, ocupado pelo senador Valdir Raupp (RO).

ASILO PARA SNOWDEN

Candidata ao Planalto, Luciana Genro (PSOL) participa hoje de ato em Brasília pedindo asilo político para Edward Snowden, americano que revelou espionagem do governo Barack Obama contra nações amigas.

ZONA FRANCA

Aprovada na Câmara, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que amplia os incentivos fiscais à Zona Franca de Manaus por mais 50 anos, deverá ser votada nesta quarta-feira no Senado.

POR 7 X 1

Se “meu governo é padrão Felipão”, como Dilma afirmou, a CBF foi mais realista: demitiu o Felipão.


PODER SEM PUDOR

DORMINDO COM O INIMIGO

Jornalistas faziam plantão à frente do prédio em que morava o então ministro Rafael Greca, em Brasília. Eram fortíssimos os rumores de sua iminente demissão. Em certo momento, perceberam a aproximação de um carro, que saía da garagem. Correram, mas não era Greca, e sim o deputado José Dirceu (SP), na época presidente nacional do PT.

O distraído líder petista parecia espantado:

- E o Greca mora neste prédio também?

Os repórteres confirmaram e ele complementou, coçando a cabeça:

- Ah, por isso que toda noite eu ouço uns gemidinhos...

 
18 de julho de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário